António Costa alerta: “Vírus não acaba antes do início do próximo ano letivo”

As escolas estão encerradas desde 16 de março e os alunos trocaram a sala de aula por um espaço na sua casa e passaram a ter aulas ‘online’.

António Costa alerta:

António Costa fala esta manhã ao Observador e começa a entrevista a falar sobre a situação escolar, tendo em conta que esta terça-feira tem início o terceiro período escolar.

A situação atual, em que devido à pandemia de Covid-19, cada aluno permanece em sua casa, expôs as desigualdades entre eles.

“Por isso procurámos introduzir uma nova ferramenta, que é um apoio através da televisão, acessível a todos, usando um canal já programado, para mitigar de alguma forma essa dificuldade de acesso ao equipamento. Isso levou-nos a assegurar a universalidade do acesso às ferramentas digitais dos alunos do básico e ensino secundário”, revela, saudando o papel dos professores.

“Precisamente porque temos em conta que este terceiro período é diferente, valorizamos muito os processos de avaliação da escola e do professor porque é quem conhece melhor o aluno, e consegue ter em conta as condições mais adversas em que estão a a trabalhar. São eles que estão em melhores condições possíveis”, diz o primeiro-ministro.

A preparação para o próximo ano letivo

António Costa admite que o reforço da cobertura da TDT estava previsto e que foi apenas antecipado, mas ainda há trabalho afazer.

“Temos de estar no próximo ano letivo preparados para responder a uma questão como esta mais prolongada mas sem termos de improvisar, como agora. Para o ano sabemos que o vírus não acaba antes do início do próximo ano letivo, e com grande probabilidade não teremos vacina antes do final do próximo ano letivo, por isso teremos de conviver mais um outono, primavera e verão com este vírus. Há equipamentos de proteção individual, não podemos estar um ano inteiro confinados em casa, mas também temos estes equipamentos digitais porque pode haver picos. Nessas situações temos de ter uma rede de segurança para continuar a funcionar. Além de que, em todo o caso, este é um investimento [transição digital] que faz sentido”, afirma António Costa.

O terceiro período letivo arranca hoje, mas a maioria dos alunos já não regressa à escola e continua a estudar à distância, num modelo que pais, diretores escolares e professores acreditam poder funcionar melhor agora.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para esta terça-feira

Escolas estão encerradas desde 16 de março

As escolas estão encerradas desde 16 de março, quando o Governo decidiu suspender todas as atividades letivas presenciais, e os alunos trocaram a sala de aula por um espaço na sua casa e passaram a ter aulas ‘online’ e a receber os trabalhos por ‘e-mail’ ou pelo correio.

Com o início do terceiro período regressa o modelo de ensino à distância, uma vez que o executivo decidiu manter a suspensão das aulas presenciais para todos os alunos do ensino obrigatório, admitindo apenas o eventual regresso às escolas dos alunos dos 11.º e 12.º ano, devido à pandemia da covid-19.

Depois das duas semanas anteriores às férias da Páscoa marcadas por uma transição repentina para o mundo virtual e por um esforço de adaptação, tanto dos estudantes e das famílias, como das escolas, à nova realidade, pais, professores e diretores escolares estão agora confiantes em relação ao regresso às aulas.

 

 Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

1- Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Texto: Marta Amorim e Lusa

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS