Casos mais graves de covid-19 aumentam risco de doença prolongada

Fadiga persistente com dor física ou alterações de humor, problemas cognitivos e problemas respiratórios persistentes são os três sintomas de covid-19 prolongada.

Casos mais graves de covid-19 aumentam risco de doença prolongada

De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os sintomas longos da covid-19 “são uma ampla gama de novos problemas de saúde, recorrentes ou contínuos, que as pessoas experimentam após serem infetadas com o coronavírus“. Uma vez que ainda não existe patologia clara para deste tipo de doença pós-infeção, os sintomas podem incluir “cansaço ou fadiga que interfere com a vida diária”, “dificuldade de raciocínio ou de concentração”, “dificuldade em respirar ou falta de ar” e outros sintomas semelhantes.

Para ler depois
Uso de máscaras “pouco ou nada” fizeram para conter transmissão de coronavírus
Três depois do eclodir da pandemia provocada pela covid-1, chegou-se à conclusão de que as máscaras foram, afinal, inúteis para travar a disseminação do vírus (… continue a ler aqui)

Prevalência de covid-19 não é totalmente compreendida

A prevalência da doença ainda não é totalmente compreendida, embora tenha havido esforços crescentes para categorizar e diagnosticar efetivamente esta nova doença pós-covid, embora uma cura confiável pareça atualmente fora de alcance. Outro bloco de construção nos esforços para aumentar a consciencialização é um metaestudo publicado pelo alemão Robert Koch Institut (RKI) e pelo Journal of the American Medical Association, conduzido como parte do estudo Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors.

A análise coloca a parcela geral de pacientes com covid-19 com sintomas prolongados de covid em 6,2% após três meses e 0,9% após 12 meses. Como mostra o gráfico no final do artigo, as doenças graves aumentam consideravelmente o risco de covid longo. O estudo define covid longa como a ocorrência de sintomas de pelo menos um destes três grupos: “fadiga persistente com dor física ou alterações de humor”, “problemas cognitivos” e “problemas respiratórios persistentes”.

Como aponta o RKI, a heterogeneidade dos estudos dificulta uma avaliação conclusiva. De acordo com um estudo recente de dezembro de 2022, conduzido pelo Centro de Pesquisa Económica e Política dos Estados Unidos da América, 35,2 milhões de norte-americanos relataram ter vivido sintomas prolongados de covid-19, com 17,2 milhões a sofrerem estes sintomas no momento em que foram inquiridas, ainda no outono de 2022.

Infographic: Serious Cases of Covid Increase Long Covid Risk | Statista

Statista

Acompanhe-nos também no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS