Caso Tancos: Suposto cabecilha do grupo remete-se ao silêncio em tribunal

João Paulino, apontado como líder do furto das armas de Tancos, remeteu-se ao silêncio e não prestou declarações nesta fase de instrução.

Caso Tancos: Suposto cabecilha do grupo remete-se ao silêncio em tribunal

Joâo Paulino, o ex-fuzileiro suspeito de ter liderado o furto das armas nos paióis de Tancos, recusou falar esta quarta-feira em tribunal o juiz Carlos Alexandre, conforme revelou Manuel Ferrador, advogado do ex-diretor da PJ Militar, à saída do tribunal do Monsanto. Isto, apesar de o seu depoimento ser considerado crucial para esclarecer os factos relacionados com o furto e a recuperação de material de guerra dos paióis de Tancos.

Em prisão preventiva desde setembro de 2018, João Paulino será libertado na próxima terça-feira, 28 de janeiro, por ter atingido o limite do prazo de prisão preventiva, confirmou à Rádio Renascença Carlos Melo Alves o advogado do ex-fuzileiro.

LEIA DEPOIS
Jovem português morre em acidente com três carros na Suíça

Suspeito quer ter acesso às acções encobertas que terão sido montadas pela PJ

Segundo avançou o semanário Expresso na terça-feira, a defesa de João Paulino pediu ao juiz Carlos Alexandre o acesso ao teor de duas ações encobertas que terão sido montadas pela Polícia Judiciária no âmbito da operação sobre a recuperação das armas e que levou à descoberta da alegada encenação que envolveu a recuperação do material furtado.

Uma vez que a defesa ainda não teve acesso aos documentos relacionados com estas ações encobertas, conforme adiantou o Expresso, e que o Ministério Público ainda tem de se pronunciar sobre a recusa de Carlos Alexandre em permitir a consulta desse “apenso confidencial”, João Paulino optou por se meter ao silêncio. Pelas 9h50, vários advogados saiam do tribunal em virtude da diligência ter sido dada como terminada.

O processo de Tancos tem 23 pessoas acusadas, entre as quais o ex-ministro Azeredo Lopes, que se demitiu do cargo em outubro de 2018 na sequência das revelações e da polémica em torno do caso. Aos arguidos são imputados crimes como terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.

Caso do furto das armas em Tancos foi divulgado pelo Exército a 29 de junho de 2017

Nove dos 23 arguidos foram acusados de planear e executar o furto do material militar dos paióis nacionais e os restantes 14, entre os quais Azeredo Lopes, da encenação que esteve na base da recuperação do equipamento. O ex-ministro da Defesa foi acusado de prevaricação e denegação de justiça, abuso de poder e favorecimento pessoal.

O caso do furto das armas em Tancos foi divulgado pelo Exército a 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJ Militar, em colaboração com elementos da GNR de Loulé. Vários militares da GNR de Loulé foram acusados no processo.

LEIA MAIS
Incêndio destrói carros em Santo António dos Cavaleiros
PSP da Amadora tem recebido chamadas ameaçadoras após caso de agressão

Impala Instagram


RELACIONADOS