Cabeleireira de famosos engana Fisco em mais de 200 mil euros

Gerente de três salões de cabeleireiro do Porto terá obtido um lucro tributável total de mais de um milhão de euros.

Cabeleireira de famosos engana Fisco em mais de 200 mil euros

Entre 2007 e 2009, a gerente de três salões de cabeleireiro do Porto, conhecida por pentear várias figuras públicas, terá obtido um lucro tributável total de mais de um milhão de euros, em sede de IRC. Porém, indica o Ministério Público, declarou apenas um lucro de perto de 29 mil euros. A procuradora que a acusou diz que a cabeleireira, de 62 anos, obteve uma vantagem patrimonial mínima perto dos 210 mil euros. Vai ser julgada em tribunal por fraude fiscal qualificada.

A Autoridade Tributária desconfiou da sociedade da arguida, por apresentar nas declarações uma rentabilidade muito baixa, havendo divergências entre a base tributável de IVA e o total de vendas e prestações de serviços. Após buscas aos salões, os inspetores perceberam a existência de proveitos omitidos ao Fisco. Os cabeleireiros tinham, assim, um rendimento muito superior ao declarado. Diz o processo que a arguida agiu na execução de um plano previamente traçado, com o objetivo de ocultar parte dos rendimentos.

Quase 35 mil talões modificados

Manipulava os talões emitidos e registados em sistema informático, não refletidos na contabilidade e ocultava prestações de serviços e vendas, omitindo a inscrição desses valores nas declarações de rendimento de IRC. A investigação apurou um total de quase 35 mil talões modificados – eram adulterados sempre fora do horário do expediente ou em dias não úteis. Numa análise á base de dados, os inspetores perceberam que as manipulações ocorriam sempre em data posterior à emissão e visava reduzir os valores das prestações de serviços.

LEIA AINDA
Despe e atira mulher para a rua na noite de núpcias
Mata companheira com lixívia para impedir mudança de testamento
Júlio Araújo, de 52 anos, e a companheira, Helena Gomes, de 48, mantiveram o cadáver em casa durante cerca de 24 horas. Só depois vestiram o corpo de Maria Ferreira para o transportarem até um caminho ermo, onde o abandonaram. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS