Black Friday | Descontos até 70%? Deco alerta para manipulação de preços

Para garantir boas compras na Black Friday, verifique a evolução dos preços nos meses anteriores e compare-os. Deco alerta para oscilações dos preços.

Black Friday | Descontos até 70%? Deco alerta para manipulação de preços

É sexta-feira, dia de Black Friday. Também conhecida como a sexta-feira negra, é hoje que muitas lojas colocam todos, ou quase todos, os produtos com grandes descontos. É isto que anunciam, mas serão mesmo fidedignos? A deco alerta para a possível manipulação de preços.

«Não há ano em que não se registem vários relatos e denúncias, por parte dos consumidores, de falsos descontos ou de descontos menos interessantes que o anunciado, ou seja, de manipulação de preços dos produtos em promoção», diz a Deco, em comunicado.

A associação tem acompanhado, desde 2015, o comportamento e evolução dos preços praticados, antes e durante as promoções. «Temos verificado a existência de oscilações dos preços, com aumentos em vésperas de épocas de promoções ou saldos.»

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Apesar de esta manipulação de preços não ser «generalizada», leva o consumidor a acredita que está a «comprar com um desconto real, quando, na verdade, não está».

Para acabar com este problema, a Deco pretende a «divulgação do preço mínimo praticado nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciada e, nas lojas online, a apresentação gráfica da variação dos preços praticados, ao menos, nos últimos 30 dias».

Enquanto estas medidas não são implementadas, a Deco disponibilizou comparadores de preços que permitem conhecer a evolução dos mesmos e ainda aconselha se é ou não boa altura para comprar.

Portal da Queixa lança também um guia para a Black Friday

O Portal da Queixa vai lançar um website que funcionará como guia para a Black Friday. Com os melhores descontos e promoções para esta sexta-feira, dia 23 de novembro, os utilizadores poderão comparar marcas e até denunciar casos de fraude.

As várias marcas, presentes no site, vão responder às dúvidas, reclamações e pedidos de informação dos consumidores, no tempo máximo de 60 minutos.

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Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

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