Black Friday ou Black Fraude? Guia para distinguir um engodo de um bom desconto

A Black Friday regressa a Portugal no dia 23 de novembro. Com uma grande quantidade de descontos, garanta boas compras e finte as fraudes.

Black Friday ou Black Fraude? Guia para distinguir um engodo de um bom desconto

Este é um conceito implementado recentemente em Portugal. A Black Friday, ou Sexta-feira Negra, nasceu nos Estados Unidos e realiza-se sempre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças que normalmente coincide com a última sexta de novembro.

Este dia traduz-se em descontos. No dia 23 de novembro serão diversas as superfícies comerciais que vão aderir e oferecer grandes promoções. Porém, com o aumento da oferta, é fácil o consumidor perder-se e optar por opções menos fiáveis.

A DECO disponibilizou comparadores de preços que permitem conhecer a evolução dos mesmos e ainda aconselha se é ou não boa altura para comprar. Desta forma, faz boas compras e ainda finta possíveis fraudes.

A utilização da ferramenta é simples. Ao digitar o produto que quer na caixa de «pesquisa» ou o URL da página onde está o artigo, aparece um resultado sob a forma de semáforo. Três cores diferentes, três mensagens diferentes.

LEIA MAIS: Estas são as lojas que aderem aos mega descontos

O verde significa que se trata de uma boa compra «face ao histórico de preços do produtos na loja pesquisada. O amarelo é para «produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes». O vermelho, significa que não é uma boa escolha e que por isso, se quer poupar, tem de o evitar. Por outras palavras, mostra que a compra é «desaconselhada porque o preço do produto já esteve mais baixo».

Esta é uma ferramenta que o vai ajudar, uma vez que nos últimos anos a DECO detetou vários casos de subida dos preços dias antes da Black Friday, por forma a simular promoções mais interessantes, mas enganosas para o consumidor

A sexta-feira dos descontos

Esta é uma tradição norte americana que foi criada para incentivar as compras de Natal. A escolha do dia, depois da Ação de Graças, que é normalmente a última quinta-feira de novembro, não é ao acaso. Este é o feriado nacional mais celebrado nos EUA e tradicionalmente passado com a família. Por isso, as deslocações internas dos americanos para visitar os familiares afastavam-nos das lojas. De forma a resolver este problema, os retalhistas decidiram criar um dia de descontos generosos para atrair os clientes. Foi uma ideia tão bem sucedida que foi adotada por outros países, incluindo Portugal.

O lado negro da Black Friday

O conceito de sexta-feira negra tem também um significado. Se antes da sua criação o dia era considerado «negro» pela baixa faturação, agora pode continuar a ser considerado «sombrio» para os clientes. Com descontos até 70%, a euforia dos clientes leva à formação de longas filas, atropelamentos, e até comportamentos pouco cívicos.

França já não adere à Black Friday

As Black Fridays em França mudaram de nome. Em 2015, um grupo de comerciantes franceses decidiu mudar a denominação do dia. Isto porque não se adequava aos tempos que França vivia. Recorde que o ataque em Paris que matou mais de 130 pessoas ocorreu numa sexta-feira, dia 13 de novembro de 2015.

De Black Friday a Dias XXL. A empresa francesa Klépierre, dona de muitos centros comerciais no país, anunciou que, nos shoppings que controla, renomearam definitivamente a operação de Black Fridays para XXL Days.

LEIA MAIS: Cristiano Ronaldo gasta mais de 30 mil euros em duas garrafas de vinho

Texto: Jéssica dos Santos - Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS