Biden deixa aviso ao ISIS: «Vamos perseguir-vos e fazer-vos pagar»

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, fala em “dia díficil” face aos ataques desta quinta-feira perto do aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

Biden deixa aviso ao ISIS: «Vamos perseguir-vos e fazer-vos pagar»

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, fala em “dia díficil” face aos ataques desta quinta-feira perto do aeroporto de Cabul, no Afeganistão. O presidente deixou também uma mensagem aos responsáveis pelos ataques: “não perdoamos e não nos esquecemos. Vamos perseguir-vos e fazer-vos pagar”. De coração partido pelas diversas famílias afegãs que perderam entes queridos, incluindo crianças, Biden deixa uma certeza: “vamos continuar a nossa missão com coragem. Os terroristas não vão vencer”.

Norte-americanos «são heróis»

O presidente dos EUA afirmou ainda que os militares norte-americanos que morreram esta quinta-feira são “heróis que salvaram a vida de outros” e aproveitou o discurso para pedir um minuto de silêncio em memória das vítimas. Em declarações aos jornalistas, Biden assumiu “a responsabilidade por tudo o que aconteceu”, mas aproveitou para deixar claro que um antigo presidente dos EUA é que andava a colaborar com os terroristas, referindo-se a Donald Trump.

Retirada de tropas causa conflito

Suhail Shaheen, porta-voz dos talibãs, deu uma entrevista à Sky News na qual traça o plano do grupo na tomada de poder no Afeganistão, assim como deixa um aviso aos Estados Unidos sobre a retirada de tropas de território afegão.

Joe Biden anunciou a retirada de todos os militares até 31 de agosto, mas há receios que não se consiga retirar todo o pessoal diplomático, das embaixadas, e todos os soldados e cidadãos dos até essa data. Confrontado com essa hipótese, Suhail Shaheen é perentório: “É uma linha vermelha. O presidente Biden anunciou que retirava todas as forças militares. Se estenderem esse período, significa que estão a estender a ocupação, e não há necessidade disso. Se os Estados Unidos ou o Reino Unido procurarem mais tempo para continuar a retirar pessoas, a resposta é não. Ou então vai haver consequências”.

“Isso vai criar desconfiança entre nós. Se têm a intenção de continuar a ocupação, isso vai provocar uma reação nossa”, alertou. Durante a entrevista foi ainda questionado sobre os milhares de afegãos em pânico que tentam fugir do país, com receio de perderem os direitos até agora conquistados, serem perseguidos ou mesmo mortos. Suhail Shaheen desvaloriza as imagens que têm chegado do aeroporto de Cabul, onde há mortos e feridos, troca de tiros, um cerco talibã, e mães que atiram filhos bebés por cima do arame farpado para que tenham uma nova oportunidade e sejam resgatados por soldados norte-americanos.

LEIA AINDA
Ataque terrorista em Cabul faz mais de 100 mortos e 150 feridos
Ataque terrorista em Cabul faz mais de 100 mortos e 150 feridos
Pelo menos 108 pessoas morreram e 150 ficaram feridas no duplo atentado bombista perpetrado na quinta-feira pelo grupo extremista Estado Islâmico no aeroporto de Cabul. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS