Afeganistão. Mulheres tentam passar bebés pelo arame farpado [vídeo]

Mães têm passado os filhos por cima do arame farpado no aeroporto de Cabul, num apelo desesperado para que os militares britânicos os levem para um local seguro.

Afeganistão. Mulheres tentam passar bebés pelo arame farpado [vídeo]

As imagens circulam já nas redes sociais e mostram bem o desespero que se vive no Afeganistão. De um lado de uma cerca de metal, soldados britânicos exaustos tentam ajudar no processo de retirada de cidadãos no aeroporto de Cabul, do outro centenas de afegãos amontoados na esperança de conseguir escapar às mãos dos talibãs.

As redes de arame farpado são o que separa o pesadelo de muitos da liberdade e, no meio da multidão, uma mulher desesperada com um bebé erguido no ar. Um oficial britânico mostrou-se chocado mostrou-se chocado com as imagens a que assistiu no local: “As mães estavam desesperadas, estavam a ser espancadas pelos talibã. Elas gritavam, ‘salve o meu bebé’ e atiravam-nos para nós. Alguns dos bebés caíram no arame farpado. Foi horrível o que aconteceu. No final da noite, não havia nenhum homem entre nós que não estivesse a chorar”, disse ao Independent.

Fim da presença militar estrangeira

Os talibãs conquistaram Cabul no domingo, culminando uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO. As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.

LEIA AINDA
Jovem com deficiência intelectual desaparecido desde domingo
Jovem com deficiência intelectual desaparecido desde domingo
Milton, um jovem com deficiência intelectual, está desaparecido desde o passado domingo, 15 de agosto. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS