Baratas estão a evoluir e podem tornar-se impossíveis de matar

Estudo revela que algumas espécies de baratas já nascem com uma «proteção» a inseticidas. Evolução para se tornarem ‘imortais’ ocorre de forma rápida.

Baratas estão a evoluir e podem tornar-se impossíveis de matar

Na guerra entre seres humanos e baratas, elas só vão perder – por enquanto – à base da chinelada. Um estudo da Universidade de Purdue, publicado esta semana na revista científica Live Science, revela que as baratas estão a tornar-se em superinsetos. Nascem já inseticidas e o processo de evolução é extremamente rápido.

LEIA DEPOIS
Vibrador de ouro é o mais caro do mundo

Baratas encontradas na Alemanha resistentes a inseticidas

O estudo descreve que espécies de baratas como a Blattella germânica, encontradas pela Europa e mais comummente na Alemanha, já nascem com «proteção evoluída» a produtos químicos com os quais ainda nem tiveram contato. Trata-se de um «processo evolutivo chamado de resistência cruzada». As crias não só resistiram ao pesticida a que os progenitores foram expostos, como, inesperadamente, revelam «sinais de resistência a outras classes de inseticidas», lê-se no estudo.

«Baratas serão praticamente imunes a produtos químicos»

Um dos autores do estudo, Michael Scharf, afirma que a equipa surpreendeu-se particularmente «com a forma rápida com que a evolução ocorreu». Alerta também, aliás, para que, «num futuro nada distante, as baratas serão praticamente imunes a produtos químicos». E acrescenta que «as que desenvolvem resistência a múltiplas classes de inseticidas de uma só vez tornarão o controlo de pragas praticamente impossível apenas com produtos químicos».

LEIA MAIS
Idosa detida a roubar «perfume das fantasias sexuais»
Os efeitos da Internet são bons ou maus para o nosso cérebro?
Mulher dispara e lança lixo em chamas para casa dos vizinhos [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS