Arma de António Joaquim foi «manipulada»

O perito de balística admite que a arma pode ter sido manipulada para dificultar as investigações

O perito de balística foi ouvido durante a tarde desta terça-feira, 22 de outubro, no Tribunal de Loures, e admitiu que a arma de António Joaquim, acusado em coautoria com Rosa Grilo do homicídio do marido da arguida, foi «manipulada» com «ataques químicos e mecânicos». Na sétima sessão do julgamento, foram ouvidos peritos e criminalistas que analisaram as casas dos suspeitos e a alegada arma do crime.

LEIA DEPOIS

Inspetora da PJ sobre a viúva: «Estava demasiado descontraída para quem tinha perdido o marido»

«Não é normal uma arma enferrujar daquela forma»

«A arma apresentava-se num estado como eu nunca tinha visto», começa por referir o perito que analisou a arma de António Joaquim apreendida durante as investigações à sua casa. «Por fora, estava em bom estado, mas por dentro, o cano apresentava-se totalmente oxidado e com gotas de ferrugem.»

A juíza, Ana Clara Batista, interrompe a testemunha para perguntar se a oxidação da arma poderia estar relacionada com os líquidos que os criminalistas usam para recolher vestígios de sangue ou ADN. «De forma alguma», garante o perito. «Não é normal uma arma enferrujar daquela forma e sobretudo apenas dentro do cano.» Com base nesta análise, o especialista concluiu que a arma do arguido «foi exposta a um ataque químico». Por outras palavras, admite que a arma «possa ter sido lavada com produtos químicos, como a lixívia».

Além do ataque químico, a arma do amante de Rosa Grilo também foi sujeita a «um ataque mecânico». O perito também se apercebeu que a arma tinha sido ‘mexida’ na parte interna do cano – provavelmente com recurso a uma chave de fendas ou uma ferramenta. «E dessa forma evitar a identificação e a comparação com os projéteis disparados?», questiona Ana Clara Batista. «Sim», refere a testemunha, advertindo para o facto de a «simples lavagem com lixívia já ia alterar a identificação da bala disparada».

Especialista não garante que a bala que matou Luís Grilo tenha sido disparada pela arma de António Joaquim

Questionado sobre o facto de o projétil retirado da cabeça de Luís Grilo, aquando da descoberta do cadáver, ter sido disparado pela arma de António Joaquim, o perito de balística afirma: «Não o posso garantir, devido ao elevado estado de oxidação». O especialista assume apenas «com certeza» que «a bala pertence a uma arma da marca CZ». A mesma marca que a arma do amante de Rosa Grilo. O especialista explica que a munição «pode encaixar em milhares de armas». Mas são as suas características, como «a classe e o calibre», que permitem o perito assumir que o projétil corresponde à marca CZ.

Texto: Jéssica dos Santos; WiN

LEIA MAIS

Os indícios que levaram a PJ a suspeitar da viúva e do amante

Impala Instagram


RELACIONADOS