2023 será um dos anos mais quentes

É certo que ainda estamos em pleno inverno, mas pode já começar a preparar-se para um ano de muito calor pois 2023 será dos anos mais quentes.

2023 será um dos anos mais quentes

Sabemos que estamos em pleno inverno. E que as temperaturas estão mais baixas nesta altura do ano. Ainda assim, pode começar a mentalizar-se para o calor. É que 2023 vai ser um dos anos mais quentes. O aviso chega através do serviço meteorológico do Reino Unido. Que avança mesmo que será o décimo ano consecutivo com a temperatura média global a ser, pelo menos, um grau mais elevada. Isto que do que as temperaturas registadas entre 1850 e 1900.

Leia depois
Golpe de calor: saiba o que é e como evitá-lo
Estão previstas temperaturas muito acima dos 40 graus, algo que pode fazer com que venha a sofrer um golpe de calor (… continue a ler aqui)

Neste caso específico, o serviço meteorológico do Reino Unido prevê que 2023 seja 1,2 ºC mais quente do que o período entre 1850 e 1900. Adam Scaife, responsável pelas previsões de longo alcance do Met Office, explica ao The Guardian que “2023 pode não ser um ano recorde, mas com o aumento da emissão de gases com efeito estufa é provável que o próximo ano seja outro digno de registo nesta série”.

2023 pode não ser um ano recorde, mas será muito quente

Por sua vez, Nick Dunstone, responsável pela previsão da temperatura global do próximo ano do Met Office salienta que “a temperatura global nos últimos três anos tem sido influenciada pelo efeito prolongado do fenómeno ‘La Nina’. Em que ocorrem temperaturas mais frias do que a média na superfície do mar no Pacífico tropical. [Esse fenómeno] tem um efeito de arrefecimento temporário na temperatura média”. O especialista refere ainda que o modelo climático de 2023 indica o final de uma série de três anos consecutivos. Referindo-se à influência de ‘La Nina’.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS