Zelensky agradece decisão do Conselho de iniciar negociações formais para adesão da Ucrânia

O Presidente da Ucrânia agradeceu hoje a decisão do Conselho Europeu de avançar com as negociações de adesão à União Europeia e descreveu o dia como histórico para todos os que “lutam pela liberdade”.

Zelensky agradece decisão do Conselho de iniciar negociações formais para adesão da Ucrânia

“O Conselho Europeu decidiu iniciar as negociações com a Ucrânia e a Moldova, agradeço a todos os que trabalham para que isto acontecesse e todos os que ajudaram. Hoje felicito cada ucraniano”, escreveu Volodymyr Zelensky na rede social X (antigo Twitter), instantes depois de o presidente do Conselho, Charles Michel, anunciar a decisão.

Zelensky acrescentou que a História “é feita pelos que não estão cansados de lutar pela liberdade”.

O Conselho Europeu decidiu hoje abrir as negociações formais de adesão à União Europeia (UE) com a Ucrânia e a Moldova, anunciou o presidente da instituição, falando num “sinal claro de esperança” para estes países.

“O Conselho Europeu decidiu abrir negociações de adesão com a Ucrânia e a Moldova”, anunciou Charles Michel, numa publicação na rede social X (antigo Twitter), após horas de discussões entre os chefes de Governo e de Estado da UE, reunidos hoje em cimeira europeia, em Bruxelas, um encontro marcado pelas ameaças húngaras de veto a decisões como a agora conhecida.

Para o presidente do Conselho Europeu, este é “um sinal claro de esperança para os cidadãos destes países e para o continente” europeu.

 

AFE (ANE) // JH

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS