Ativistas atiram sopa contra quadro de Monet exposto em Lyon

Duas ativistas climáticas atiraram hoje sopa contra o quadro ‘Le printemps’ (Primavera) do famoso pintor francês impressionista Claude Monet, exposto no Museu de Belas Artes de Lyon, em França.

Ativistas atiram sopa contra quadro de Monet exposto em Lyon

As duas ativistas pertencem ao grupo ‘Riposte Alimentaire’, ao qual também pertenciam os dois jovens que, no dia 28 de janeiro, atiraram sopa à obra-prima de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, exposta no Museu do Louvre, em Paris.

Em ambos os casos, e noutros que ocorreram anteriormente em outros museus de diferentes países por diferentes grupos ambientalistas, as obras estavam protegidas por vidro.

As ativistas, identificadas como Ilona e Sophie, afirmaram: “Esta primavera será a única que nos resta se não reagirmos”.

“O que pintarão os nossos futuros artistas? Com que sonharemos se não houver mais fontes?”, questionaram.

O grupo ‘Riposte Alimentaire’ defende uma solução alternativa para o desafio climático e a segurança alimentar, propondo que os alimentos sejam incluídos no regime de Segurança Social no âmbito de uma transformação da agricultura para torná-la mais sustentável e que pague de forma justa aos profissionais da área.

DF// SF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS