Ucrânia: Serguei Lavrov em Nova Deli agradece neutralidade da Índia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, agradeceu hoje à Índia a neutralidade demonstrada face ao conflito na Ucrânia, após um encontro com o homólogo indiano em Nova Deli.

Ucrânia: Serguei Lavrov em Nova Deli agradece neutralidade da Índia

“Agradecemos a totalidade das posições que a Índia está a tomar”, afirmou Lavrov após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar. Nova Deli tem mantido a neutralidade desde o início da invasão russa da Ucrânia, abstendo-se de condenar a agressão de Moscovo na Assembleia Geral das Nações Unidas. A Índia depende militarmente da Rússia, país fornecedor de entre 60% a 70% do equipamento bélico a Nova Deli, além da aquisição do crude russo cujo preço tem baixado em virtude das sanções internacionais. A neutralidade demonstrada desde fevereiro e o encontro de hoje em Nova Deli gerou ceticismo nos Estados Unidos e nos países do bloco europeu.

Pentágono alerta para um conflito “prolongado” no Donbass
A reorganização do esforço da Rússia na região do Donbass, no leste da Ucrânia, onde as forças russas vão enfrentar um Exército ucraniano fortalecido, indica um conflito “prolongado”, alertou hoje um alto funcionário do Pentágono (… continue a ler aqui)

No encontro de hoje, Lavrov, que cumpre uma visita de dois dias à Índia, disse que a “amizade” entre Nova Deli e Moscovo é “histórica”, acrescentando que a “aliança estratégica” com o país “é uma prioridade da política externa” da Rússia. As ligações conduziram ao incremento dos “laços bilaterais recentes, com o desenvolvimento de numerosos projetos nas áreas da energia, ciência, tecnologia e indústria farmacêutica”. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia sublinhou que a reunião com o chefe da diplomacia russa serviu para discutir os “problemas e preocupações contemporâneos”, que disse estarem a acontecer “em contexto internacional difícil, além da pandemia (covid-19)”, acrescentando que a Índia sempre promoveu o diálogo e a diplomacia face a diferenças e disputas.

Os encontros também vão decidir o mecanismo de pagamento da Índia na aquisição de crude da Rússia a preços competitivos sem que Nova Deli se exponha às sanções internacionais que atingem a economia russa. A visita de Lavrov posiciona a Índia no centro das atenções da política diplomática internacional, visto que muitos países encararam com dúvidas a aproximação de Nova Deli à Rússia no contexto da invasão da Ucrânia. Esta semana deslocaram-se à Índia a ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, e o assessor da Segurança Nacional para a Economia Internacional da Casa Branca, Daleep Singh.

Durante o encontro com Jaishankar, a chefe da diplomacia britânica disse que o fortalecimento da “relação com a Índia é mais importante que nunca”, sublinhando a necessidade do “trabalho conjunto entre países com ideias comuns”. Questionado sobre a relação entre a Rússia e a Índia, o porta-voz para a Política Externa dos Estados Unidos, Ned Price, disse na quinta-feira, em Washington, que os Estados Unidos não pretendem alterar a relação entre Moscovo e Nova Deli mas sim que “‘comunidade internacional’ fale a uma só voz” para pedir o fim da violência na Ucrânia.

Impala Instagram


RELACIONADOS