Ucrânia: Mulheres representam 59% dos acolhidos em Portugal

Mulheres representam 59% do total dos mais de 10 mil ucranianos acolhidos em Portugal devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, disse hoje a secretária de Estado para a Integração e as Migrações.

Ucrânia: Mulheres representam 59% dos acolhidos em Portugal

“São já mais de 10 mil pessoas em pouco mais de duas semanas. Quase dois terços são mulheres, ou seja, 59%”, disse Cláudia Pereira. As declarações foram prestadas à margem da inauguração do Centro Local de Apoio à integração de Migrantes (CLAIM), no Instituto Politécnico do Porto (IPP). Cláudia Pereira adiantou ainda que mais de um terço dos ucranianos até agora acolhidos em Portugal são crianças dos 0 aos 13 anos.

Portugal já acolheu mais de 10 mil pessoas

A governante referiu que, em traços gerais, o perfil de quem chega da Ucrânia a Portugal é uma “mãe com duas crianças”. Já em termos de homens, a sua maioria são crianças ou idosos. Dado que os jovens e adultos ficaram no país a lutar, disse a secretária de Estado.

LEIA AINDA
Patron, o Jack Russell Terrier que é um herói improvável da guerra da Ucrânia

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças. E provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas. Entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia. E o reforço de sanções económicas a Moscovo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS