Ucrânia: Forças ucranianas fazem contra-ataques no noroeste de Kiev

As forças ucranianas continuam a contra atacar no noroeste de Kiev com “algum sucesso”, embora a Rússia se mantenha como uma “ameaça significativa” para aquela cidade, segundo o último relatório da inteligência militar do Reino Unido.

Ucrânia: Forças ucranianas fazem contra-ataques no noroeste de Kiev

O relatório diário de avaliação de guerra, publicado no Twitter pelo Ministério da Defesa britânico, destaca que “as forças ucranianas continuaram com os contra-ataques no noroeste de Kiev, incluindo lugares como Irpen, Bucha e Hostomel”. “Esses ataques tiveram algum sucesso e os russos afastaram-se de várias posições. No entanto, a Rússia continua a ser uma ameaça significativa para a cidade por causa da sua capacidade de ataque”, sublinha. O relatório também indica que as forças russas “mantiveram a ofensiva em Mariupol, com um contínuo bombardeamento pesado da cidade”, maa refere que, “no entanto, o centro permanece sob controlo ucraniano”.

Saiba o que são bombas de fósforo, a polémica arma que a Rússia é acusada de utilizar
Ucrânia acusa Rússia de utilizar bombas de fósforo branco em ataques a civis. Fique a saber o que define a polémica arma de que todos falam.

Noutras zonas, as tropas russas “estão a manter posições de bloqueio enquanto tentam reorganizar as tropas”. A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.151 civis, incluindo 103 crianças, e feriu 1.824, entre os quais 133 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior. A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,8 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

“A Rússia continua a ser uma ameaça significativa para a cidade por causa da sua capacidade de ataque”

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS