Ucrânia: Cerca de 20 mil pessoas retiradas hoje da cidade cercada de Mariupol

Cerca de 20 mil pessoas conseguiram sair hoje da cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelas forças russas, através de um corredor humanitário.

Ucrânia: Cerca de 20 mil pessoas retiradas hoje da cidade cercada de Mariupol

Cerca de 20 mil pessoas conseguiram sair hoje da cidade ucraniana de Mariupol, cercada pelas forças russas, através de um corredor humanitário, anunciou o vice-chefe do gabinete do Presidente da Ucrânia. “Hoje, cerca de 20 mil pessoas deixaram Mariupol de carro num corredor humanitário. Dos 4 mil carros que saíram da cidade, 570 já chegaram a Zaporizhzhia”, perto de 230 quilómetros a noroeste, disse Kyrylo Tymoshenko, citado em comunicado. No total, cerca de 29 mil pessoas foram retiradas de várias cidades cercadas em todo o país apenas hoje, segundo a mesma fonte.

LEIA DEPOIS
Serviços secretos dos EUA avisam que Putin quer invadir outros países e não só a Ucrânia

No início da tarde, o município de Mariupol havia informado que 2 mil viaturas tinham deixado a cidade e que outras 2.000 aguardavam para fazer o mesmo. Na segunda-feira, 160 viaturas deixaram a cidade portuária, onde as condições são catastróficas após vários dias de bombardeios e cerco pelas forças russas e pelos aliados separatistas pró-Russia, que forçam os habitantes a viver escondidos no subsolo. O corredor humanitário pelas caravanas de viaturas liga Mariupol a Zaporizhzhia (noroeste), via Berdiansk, cerca de 270 quilómetros de estrada.

Após uma série de fracasso, por falta de um cessar-fogo russo-ucraniano, a evacuação acelerou em Mariupol, enquanto os habitantes revelam escassez de água e comida. O bombardeio russo a uma maternidade na última semana provocou protestos internacionais. O governador da região, Pavlo Kyrylenko, também afirmou hoje que as forças russas estavam a manter os funcionários num hospital de Mariupol e 400 residentes “reféns” dentro da instalação, acusações que não puderam ser verificadas de forma independente.

Localizada a cerca de 55 quilómetros da fronteira russa e a 85 quilómetros da zona separatista de Donetsk, Mariupol é a maior cidade ainda nas mãos Kiev na bacia do Donbass, que também inclui a região de Lugansk. A tomada por Moscovo desta cidade portuária, povoada antes da guerra por 450.000 habitantes e localizada às margens do mar de Azov, seria um importante ponto de virada na invasão da Ucrânia. A captura de Mariupol permitiria fazer uma ligação entre as forças russas provenientes da Crimeia anexada, que já tomaram os portos de Berdiansk e Kherson, e as tropas separatistas e russas no Donbass.

Impala Instagram


RELACIONADOS