Tribunal Eleitoral brasileiro multa Bolsonaro por associar Lula com organização criminosa

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje multado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por associar em 2022 o então candidato presidencial Lula da Silva com uma organização criminosa, indicou a máxima instância Justiça Eleitoral brasileira.

Tribunal Eleitoral brasileiro multa Bolsonaro por associar Lula com organização criminosa

Em comunicado, o TSE anunciou ter multado em 15 mil reais (2.790 euros) Jair Bolsonaro “por propagar desinformação e notícia falsa, que associava o então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), durante a campanha eleitoral de 2022”.

Na opinião dos juízes do TSE, Jair Bolsonaro “buscou abalar e ofender intencionalmente a imagem de Lula”.

O tribunal determinou a imediata remoção do conteúdo.

Durante a última campanha, Bolsonaro e vários dos seus aliados lideraram uma campanha de difamação contra as urnas eletrónicas que o Brasil utiliza nas suas eleições desde 1996, sem que tenha sido reportado um único problema com os resultados desde então.

Por esses constantes ataques ao processo eleitoral e às instituições democráticas, o ex-presidente foi tornado inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro foi hoje obrigado a entregar o seu passaporte na sequência de uma operação policial ordenada pelo Supremo Tribunal Federal, por suspeita de tentativa de golpe de Estado por parte de Bolsonaro e da sua cúpula mais próxima.

MIM // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS