Arcebispo de Cantuária inicia hoje visita de dois dias a Portugal

O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, líder espiritual da Comunhão Anglicana e Primaz da Igreja de Inglaterra, inicia hoje uma visita de dois dias a Portugal, para participar na abertura do 100.º Sínodo Diocesano da Igreja Lusitana.

Arcebispo de Cantuária inicia hoje visita de dois dias a Portugal

O programa de Welby tem início na manhã de hoje na Catedral de S. Paulo (ex-Convento dos Marianos), em Lisboa, com um encontro com líderes religiosos e ecuménicos em Portugal.

Da parte da tarde, será celebrada a eucaristia de abertura do Sínodo, presidida pelo bispo diocesano, Jorge Pina Cabral, na qual a Igreja Lusitana espera a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Vera Jardim, presidente da Comissão da Liberdade Religiosa.

Após a celebração haverá um encontro entre o arcebispo de Cantuária e o Presidente da República, para apresentação de cumprimentos.

No domingo, Justin Welby e a mulher visitarão a Paróquia Lusitana da Sagrada Família, em Belas-Queluz, com celebração da eucaristia, “seguida de visita ao trabalho social desenvolvido no Centro Social desta Paróquia”, informou a Igreja.

O Sínodo tem como tema genérico “Chamados à Esperança e Santidade – Testemunhar Juntos” e, segundo uma nota da Igreja Lusitana, “marca uma etapa histórica no caminhar multissecular de uma Igreja que realizou o seu Sínodo fundador em 1880”.

“A sinodalidade é uma marca distintiva da Igreja Lusitana e do Anglicanismo, já que a Igreja é governada pelo Sínodo, órgão máximo, que é presidido pelo Bispo diocesano e no qual têm assento o clero e os representantes leigos das diversas paróquias e organismos eclesiais”, explica a nota.

O bispo diocesano, Jorge Pina Cabral, expressou já “a sua alegria por esta visita, que reconhece a presença histórica da Igreja Lusitana e o seu trabalho de Missão na sociedade portuguesa e que constitui também uma oportunidade de aprofundamento do trabalho ecuménico e inter-religioso em Portugal”.

Justin Portal Welby, de 68 anos, é o 105.º arcebispo da Cantuária e o primaz da Igreja da Inglaterra, cargo que lhe confere o título de líder espiritual da Comunhão Anglicana mundial.

Antes de ser ordenado, em 1992, trabalhou durante 11 anos na indústria petrolífera.

Sucedeu a Rowan Williams como arcebispo de Cantuária em 21 de março de 2013.

 

JLG // FPA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS