Salário mínimo nacional aumenta no início de 2021

O salário mínimo vai passar para os 665 euros, registando um aumento de 30 euros. Medida entra em vigor já em janeiro de 2021

Salário mínimo nacional aumenta no início de 2021

O salário mínimo nacional vai ter um aumento de 30 euros em janeiro de 2021, passando dos 635 para os 665 euros. O anúncio foi feito esta quarta-feira, 9 de dezembro, em conferência de imprensa. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, explicou ainda que o Governo está a preparar medidas para compensar as empresas pelo acréscimo de encargos inerente. A comunicação surge após a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), em que os parceiros sociais foram consultados sobre a matéria.

Atualmente, o salário mínimo nacional é de 635 euros e o Governo liderado por António Costa tem como objetivo atingir os 750 euros até final da legislatura. A UGT tem defendido um aumento de 35 euros para o salário mínimo nacional e a CGTP reivindica uma subida para 850 euros a curto prazo.

No final de setembro, o Governo consultou os parceiros sociais sobre o aumento do salário mínimo nacional e adiantou que a subida para 2021 teria de ser inferior à deste ano, 35 euros. Já em meados de outubro, o primeiro ministro afirmou publicamente a possibilidade de um aumento do salário mínimo nacional de 23,75 euros, o correspondente à média dos aumentos dos últimos cinco anos, o que fixaria a remuneração nos 658,75 euros. Assim sendo, e tendo em conta que o valor se fixou nos 635 euros, corresponde a um aumento de seis euros em relação ao que inicialmente estaria previsto.

As confederações patronais têm contestado o aumento do salário mínimo nacional, argumentando com as dificuldades económicas que as empresas atravessam devido à pandemia da covid-19.

LEIA MAIS
Enfermeiros exigem que Governo substitua contratos precários por efetivos

 

Impala Instagram


RELACIONADOS