Putin manda prender advogada de Navalny por envolvimento em organização extremista

Um tribunal de Moscovo emitiu hoje um mandado de detenção contra Olga Mikhailova, advogada do líder da oposição russa Alexei Navalny, sob a acusação de participar numa organização extremista, indicou a instância judicial moscovita.

Putin manda prender advogada de Navalny por envolvimento em organização extremista

Segundo o serviço de imprensa do tribunal de Basmanni, em Moscovo, a decisão foi tomada na sequência de um pedido do Comité de Investigação russo. A advogada de Navalny, que cumpre uma pena de quase 20 anos de prisão, terá de passar dois meses na prisão a partir do momento da sua detenção ou extradição, informou a agência estatal russa TASS.

Mikhailova, que vive fora da Rússia, é acusada de violar o Código Penal russo por participar numa organização classificada como extremista, o Fundo Anticorrupção, estrutura fundada por Alexei Navalny e ilegalizada pelas autoridades russas em 2021. A proeminente figura da oposição russa está, de facto, a cumprir uma pena de prisão de 19 anos por atividades alegadamente extremistas.

No início de fevereiro, o Ministério do Interior russo incluiu Mikhailova na sua lista de pessoas mais procuradas. Três outros advogados de Navalny já foram detidos no passado por acusações semelhantes. Alexei Navalny está a cumprir pena numa prisão remota na região ártica da Rússia e apelou a um protesto contra o Presidente russo, Vladimir Putin, nas assembleias de voto do país nas próximas eleições presidenciais, que decorrem entre 15 e 17 de março.

Impala Instagram


RELACIONADOS