PS: Mais de 16 mil militantes votaram na sexta-feira

Mais de 16 mil militantes votaram no primeiro dia de eleições internas para escolher o novo secretário-geral do PS e sucessor de António Costa no cargo, anunciou o partido.

PS: Mais de 16 mil militantes votaram na sexta-feira

Lisboa, 16 dez 2023 (Lusa) – Mais de 16 mil militantes votaram na sexta-feira, no primeiro dia de eleições internas para escolher o novo secretário-geral do PS e sucessor de António Costa no cargo, anunciou hoje o partido em comunicado.

“Estes dados revelam uma taxa de participação de 76% no universo de militantes aptos a votar” na sexta-feira, indicou o PS na mesma nota enviada à Lusa.

As eleições decorreram, sem registo de incidentes, nas federações da Área Urbana de Lisboa, Regional Oeste, e nas federações distritais de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real, acrescentou.

Hoje, a votação prossegue nas federações distritais de Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu e nas federações regionais do Algarve, Baixo Alentejo, Açores e Madeira.

Cerca de 60 mil militantes socialistas escolhem o sucessor de António Costa como secretário-geral do PS, cargo ao qual se candidataram José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.

O processo eleitoral no PS foi aberto com a demissão de António Costa das funções de primeiro-ministro, em 07 de novembro, depois de ser tornado público que era alvo de um inquérito judicial instaurado pelo Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, no âmbito da Operação Influencer.

Além do novo líder do partido, os socialistas vão eleger 1.400 delegados (aos quais se juntam 1.100 delegados por inerência) ao Congresso Nacional, que se reunirá entre 05 e 07 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa.

Os primeiros resultados eleitorais serão divulgados pelas 23:30, na sede nacional do PS, pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Pedro do Carmo.

EJ (JPS/PMF) // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS