Parlamento federal alemão incluiu deputada portuguesa pela primeira vez

Catarina dos Santos é a primeira deputada luso-alemã a integrar o Bundestag (parlamento alemão), e, com 27 anos, a mais jovem a ser eleita pela União Democrata Cristã (CDU) nesta legislatura.

“É uma grande honra”, sublinha Catarina dos Santos, primeira deputada portuguesa no parlamento alemão. Nascida em Lisboa, em 1994, viveu praticamente toda a vida em Aachen, na região da Renânia do Norte-Vestefália. A política só entrou no seu percurso aos 20 anos, mas agora confessa que não trocaria a função por nenhuma outra. “Entrei no partido quando comecei a estudar. Foi sempre no meu tempo livre, nada sério, queria fazer outras coisas além de estudar, conhecer outras pessoas”, conta, acrescentado ter escolhido a CDU por ser “um partido para todos, com uma política abrangente”. Tinha 20 anos e o desejo de ser advogada. Estudou direito na cidade de Colónia e, na altura do estágio, teve finalmente a oportunidade de concretizar a vontade antiga de viver em Portugal. [… continue a ler no nosso Portal de Notícias]

Deputada portuguesa Catarina dos Santos “quis sempre viver em Portugal”

“Deram-me a possibilidade de me candidatar. Nunca foi um objetivo, mas agora adoro”

“Quis sempre viver em Portugal. Foi incrível, adorei”, recorda Catarina, que fez um estágio de três meses na Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã. “Este ano deram-me a possibilidade de me candidatar. Nunca foi um objetivo, mas agora adoro. É uma forma de representar a minha parte alemã, e a portuguesa, e também os jovens. São tantas pessoas que agora tenho de representar. Acho que é o meu emprego de sonho que desconhecia”, confessa, entre sorrisos. Catarina dos Santos entra para o Bundestag depois de 16 anos de Angela Merkel como chanceler. A CDU passa agora a desempenhar o papel de principal partido da oposição, com um novo líder que deverá ser eleito já este mês.

“É um grande desafio para o partido, sem dúvida. Mas para mim não há grande diferença porque não conheço o trabalho do governo. Nos últimos 16 anos não era deputada. O início é para todos. Para muitos dos deputados também é uma situação nova”, revela. Nos próximos quatro anos, Catarina vai dividir-se entre Berlim e a localidade onde vive. “Vou continuar a ser advogada, mas não vou exercer. O meu trabalho vai ser inteiramente como deputada. Vou intercalar uma semana em Berlim, outra na minha casa”, explica, revelando que fará parte de dois grupos no parlamento, dedicados à Europa e à digitalização.

Filha de mãe portuguesa e de pai alemão

Com mãe portuguesa e pai alemão, a divisão da família entre dois países esbateu-se na altura de apoiar Catarina a assumir o seu novo cargo. “A minha família sempre me ajudou muito. A minha mãe disse-me – se queres fazer, fazemos. Tive uma grande ajuda de todos. A minha avó, em Portugal, viu uma pequena entrevista minha e ficou muito contente”, partilha. Catarina dos Santos espera ser uma “voz luso-alemã” que possa representar da melhor forma os dois países. A CDU elegeu 197 deputados, depois de ser derrotada nas eleições de setembro de 2021. Catarina dos Santos, com 27 anos, é a mais jovem.

Impala Instagram


RELACIONADOS