Nova operação do exército brasileiro em favelas nos arredores do Rio de Janeiro

Efetivos militares brasileiros estão a realizar uma grande operação contra o crime organizado nas favelas de Niterói, cidade que fica nos subúrbios do Rio de Janeiro.

Nova operação do exército brasileiro em favelas nos arredores do Rio de Janeiro

Efetivos militares brasileiros estão hoje a realizar uma grande operação contra o crime organizado nas favelas de Niterói, cidade que fica nos subúrbios do Rio de Janeiro.

A ação é uma nova demonstração de força do Governo local para tentar combater um surto de violência que atinge este Estado brasileiro.

A operação em Niterói começou às 05h00 locais (9h00 em Lisboa) e envolve a participação de cerca de 2.600 militares com o objetivo de prender 26 pessoas, apreender dois menores de idade e cumprir 34 mandados de busca e apreensão.

Há dez dias, uma operação similar que mobilizou cerca de 5.000 soldados e membros das forças policiais em várias favelas nos distritos do norte e oeste da cidade do Rio de Janeiro e resultou em pelo menos duas mortes.

“O exército tem a missão de controlar o acesso de certas favelas e os soldados foram colocados em pontos estratégicos. Algumas ruas são bloqueadas e o espaço aéreo é controlado”, anunciaram os serviços de segurança do Rio de Janeiro em comunicado.

Em julho, o governo brasileiro mobilizou 10 mil soldados para reforçar segurança no Rio de Janeiro.

No primeiro semestre deste ano, o Estado do Rio de Janeiro registou o maior nível de violência desde 2009, com 3.457 homicídios, 15% mais que no mesmo período de 2016, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Um ano depois de receber os Jogos Olímpicos, a “Cidade Maravilhosa” vive um clima de insegurança, escândalos de corrupção e uma grave crise financeira que impede as autoridades locais de pagar a tempo os salários dos seus funcionários, incluindo a polícia.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS