Noruega envia dois F-16 para a Dinamarca para treinar ucranianos

A Noruega vai enviar dois F-16 para a Dinamarca para ajudar a treinar os pilotos ucranianos nestes aviões, que são muito aguardados por Kiev, anunciou hoje o Governo norueguês.

Noruega envia dois F-16 para a Dinamarca para treinar ucranianos

“Apoiar a Ucrânia na criação de uma força aérea moderna é uma tarefa ambiciosa e a longo prazo, na qual participam vários aliados e parceiros”, declarou o ministro da Defesa norueguês, Bjorn Arild Gram, num comunicado citado pela agência francesa AFP.

A Noruega anunciou no ano passado que, à semelhança de países como a Dinamarca e os Países Baixos, iria doar à Ucrânia F-16 que foram renovados depois de terem sido retirados de serviço e substituídos por F-35 mais modernos.

O número de caças de fabrico norte-americano doados e o calendário de entrega ainda não foram comunicados por Oslo.

O país escandinavo já está envolvido na formação do pessoal ucraniano, com cerca de dez instrutores.

Os F-16 noruegueses serão enviados, por um período ainda indeterminado, para a base aérea dinamarquesa de Skrydstrup, onde os ucranianos serão treinados no âmbito de uma cooperação multinacional.

A Noruega é um dos 31 países membros da aliança de defesa NATO (sigla inglesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A Ucrânia enfrenta uma invasão russa desde 24 de fevereiro de 2022, e tem contado com armamento fornecido pelos seus aliados ocidentais.

PNG // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS