Primeiro-ministro do Canadá pinta cara de castanho e é acusado de racismo

A foto foi agora divulgada e o chefe do governo canadiano, a um mês das eleições, está a ser acusado de racismo.

Primeiro-ministro do Canadá pinta cara de castanho e é acusado de racismo

primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pintou a cara de castanho, vestiu um turbante e uma túnica para uma festa temática em 2001. A fotografia foi agora divulgada e o chefe do governo canadiano está a ser acusado de racismo.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 20 de setembro

«Lamento profundamente», afirma Justin Trudeau

«Trabalhei toda a minha vida para criar oportunidades para as pessoas e para combater o racismo e a intolerância», explica o primeiro-ministro em conferência de imprensa. «Posso dizer que fiz um erro quando era mais jovem e desejava não o ter cometido. Devia ter tido mais cuidado, mas não tive e lamento profundamente», lamenta Justin Trudeau.

Fotografia tirada em festa encontrava-se no anuário de escola

A fotografia em causa foi tirada em 2001, numa festa com o tema «Noites Árabes», na escola privada de elite Academia de West Point Grey. O agora primeiro-ministro canadiano, na altura com 29 anos, pintou a cara e vestiu uma túnica e um turbante, e posou sorridente com quatro mulheres. O registo fotográfico encontra-se no anuário da escola de 2000-2001 e foi divulgada esta quarta-feira pela revista Time.

Esta prática, designada em inglês como «blackface» ou «brownface», tem sido criticada na atualidade por alguns setores da sociedade por ser considerada racista.

Primeiro-ministro canadiano acusado de racismo a um mês antes das eleições

A menos de um mês para as eleições federais, que opõe o liberal ao Partido Conservador, esta fotografia caiu que nem uma bomba, avança o Washington Post. «Atirou basicamente a sua campanha para fora dos eixos», explica Steven Chase, jornalista do jornal canadiano Globe and Mail, citado pela Al-Jazira. «Este é um país de imigrantes. Acolhemos 300 mil todos os anos. Vai [Justin Trudeau] ter de convencer os eleitores indecisos de que foi apenas um percalço.»

O liberal Justin Trudeau, eleito em 2015, o conservador Andrew Scheer, o social-democrata Jagmeet Singh e a ecologista Elizabeth May são os quatro principais candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Canadá. Líder do Partido Liberal do Canadá desde 2013, Trudeau tem desenvolvido políticas de proteção ambiental e de luta contra o aquecimento global, como um imposto nacional sobre o carbono e a nacionalização de um oleoduto.

LEIA MAIS
Soraia Tavares sobre racismo: «Sempre fui a única preta da turma»
Jogador morre durante treino em Ponte de Lima

Impala Instagram


RELACIONADOS