Hezbollah lança dezenas de foguetes contra quartel israelita pela segunda vez em 24 horas

O grupo libanês Hezbollah reivindicou hoje o lançamento de dezenas de foguetes contra um quartel militar no norte de Israel, no segundo ataque do género em menos de 24 horas e quando se intensifica o fogo cruzado.

Hezbollah lança dezenas de foguetes contra quartel israelita pela segunda vez em 24 horas

De acordo com um comunicado divulgado pelo movimento xiita, projéteis do tipo ‘Katyusha’ foram disparados por volta das 17:50 (15:50) contra o quartel Quela nas Colinas de Golã, um território que Israel capturou na Síria na Guerra dos Seis Dias de 1967.

Este é o segundo lançamento em massa de foguetes desde quinta-feira à noite, quando disparou dezenas do mesmo tipo de projétil contra uma base que abriga o quartel-general da Terceira Brigada de Infantaria do Exército israelita.

Poucas horas antes desse primeiro lançamento, o Hezbollah tinha atacado a Base de Vigilância Aérea de Meron, também no norte de Israel e um dos maiores alvos da formação desde o início dos combates, há quatro meses.

Segundo informações do grupo xiita, o centro Meron é o único destinado à “gestão, vigilância e controlo aéreo” no norte de Israel e coordena todas as operações aéreas israelitas contra o Líbano, a Síria e outros países próximos.

Esta intensificação das ações ocorreu depois de três pessoas terem ficado feridas na quinta-feira, na sequência de um ataque israelita com ‘drone’ contra a cidade de Nabatieh, longe da fronteira comum e que nunca tinha sido atacada desde outubro.

O Hezbollah ainda não confirmou se as vítimas pertencem às suas fileiras, enquanto o Exército israelita mencionou Nabatieh entre as zonas que atacou quinta-feira e que teve como alvo um camião com armas, infraestruturas ou uma instalação militar do movimento libanês, sem apresentar mais detalhes.

O fogo cruzado decorre desde 08 de outubro e começou com uma reação do Hezbollah à guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, naquela que é a pior escalada de violência desde a guerra travada por ambos no verão de 2006.

O ataque sem precedentes do Hamas em 07 de outubro causou cerca de 1.200 mortos, segundo Israel.

Desde então, quase 28.000 palestinianos, a grande maioria mulheres, crianças e adolescentes, foram mortos na Faixa de Gaza pelos bombardeamentos e operações militares israelitas, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.

DMC // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS