Coligação liderada pelos EUA anuncia cessar-fogo entre curdos e Governo iraquiano

A coligação liderada pelos Estados Unidos informou que foi alcançado um acordo de cessar-fogo entre Bagdad e a minoria curda no Iraque, interrompendo temporariamente os confrontos entre as duas partes.

Coligação liderada pelos EUA anuncia cessar-fogo entre curdos e Governo iraquiano

A coligação liderada pelos Estados Unidos informou hoje que foi alcançado um acordo de cessar-fogo entre Bagdad e a minoria curda no Iraque, interrompendo temporariamente os confrontos entre as duas partes.

O coronel Ryan Dillon declarou que a coligação foi informada do cessar-fogo na manhã de hoje e que os oficiais da coligação estão a incentivar os dois lados a garantir que este acordo “não será apenas temporário”.

Os conflitos surgiram entre as forças lideradas por Bagdad e as forças curdas, conhecidas como peshmerga, no início deste mês, quando os militares do Iraque retomaram Kirkuk.

Rica em petróleo, a cidade de Kirkuk é um dos principais focos de discórdia entre Erbil (capital do Curdistão iraquiano) e o Governo de Bagdad.

O referendo curdo que apoiou a independência do Curdistão, realizado em setembro, também provocou tensões entre a minoria curda e o Governo iraquiano, bem como em toda a região.

O cessar-fogo acontece depois de mais de duas semanas de confrontos e de avisos da coligação de que esta disputa estava a distrair os dois lados da luta contra o Estado Islâmico (EI), que atua no norte do Iraque.

 

Outros artigos em destaque

canibal, família, crime
Apresentadora de televisão Beatriz Fernandes encontrada morta após ser raptada com filhos
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa protagoniza momento hilariante em avião (vídeo)
Fátima Lopes faz declaração de amor ao ex-marido
Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez celebram vitória com beijo amoroso (fotos)
Foi despedir-se da mulher na morgue e apanhou enfermeiro em ato sexual
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Nilton Bala agride Isabel Figueira
Nilton Bala expulso depois de agredir Isabel Figueira
53% das mulheres foram vítimas de assédio sexual

Impala Instagram


RELACIONADOS