Coligação de Governo em Israel perde a maioria no Parlamento

A coligação do primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, no poder há menos de um ano, perdeu hoje a maioria no Parlamento, após a saída surpresa de um deputado de direita.

Coligação de Governo em Israel perde a maioria no Parlamento

O deputado Idit Silman, eleito pelo partido radical de direita Yamina, de Bennett, abandonou a coligação esta manhã – que detinha 61 lugares no Parlamento, o limiar da maioria no Knesset, um hemiciclo com 120 deputados — e já começou a ser abordado pelo líder da oposição, Benjamin Netanyahu. “Tentei o caminho da unidade. Trabalhei muito por esta coligação, mas infelizmente não posso prejudicar a identidade judaica de Israel”, disse Silman num comunicado.

Para ler depois
O secretário-geral da NATO disse hoje acreditar que, caso Suécia e Finlândia decidam candidatar-se à Aliança Atlântica, o processo de adesão pode ser “bastante rápido”, dado os dois países já estarem há muitos anos próximos da organização (… continue a ler aqui)

Naftali Bennett e o centrista Yair Lapid tinham formado uma coligação, em junho passado, apoiada por 61 deputados, reunindo a esquerda, o centro, os partidos de direita e uma formação política árabe, a primeira na história do país, tendo conseguido derrubar a hegemonia de 12 anos consecutivos de poder de Benjamin Netanyahu. “Idit, você acabou de provar que o que guia a sua ação é a identidade judaica de Israel, a terra de Israel. E eu dou-lhe as boas-vindas de volta ao campo nacional”, disse Netanyahu, que dirige um bloco político que reúne o seu partido, o Likud, formações judaicas ortodoxas e a extrema-direita.

O trabalho legislativo no Parlamento está atualmente suspenso e o orçamento, que deve ser aprovado por maioria para evitar a dissolução, já foi aprovado pela maioria dos deputados. A coligação de apoio ao Governo israelita tem agora 60 deputados, tantos quanto a oposição, que precisa apenas de seduzir mais um deputado para poder apresentar uma moção de censura, podendo levar a novas eleições antecipadas.

“Este é um momento difícil para a coligação. Crises acontecem na política e este é particularmente difícil”, comentou o líder do Partido Trabalhista (de esquerda) e ministro dos Transportes, Merav Michaeli. Benjamin Netanyahu, que tenta regressar ao poder, apesar de estar a ser julgado por corrupção, convocou hoje outros deputados de direita do Governo, pedindo para se juntarem ao seu bloco político. “O Governo está prestes a cair. Não vou citar nomes, mas há outros desertores. Estamos em diálogo com outros dois deputados que estão a ponderar a ideia de se juntar ao nosso grupo”, disse Miki Zohar, deputado do Likud.

A saída do deputado Silman ocorre após um desentendimento, esta semana, com o ministro da Saúde, Nitzan Horowitz, quando este pediu aos hospitais, cumprindo uma decisão do Supremo Tribunal, para permitir a distribuição de pão de fermento – e não sem fermento, como dita a tradição judaica – durante a Páscoa, na próxima semana. Contudo, vários analistas políticos questionam se essa será a única razão para o abandono do deputado, lembrando as tensões dentro da coligação de apoio ao Governo, que reúne a direita radical e os deputados árabes.

Impala Instagram


RELACIONADOS