Eventual adesão de Finlândia e Suécia à NATO pode ser muito rápida – Stoltenberg

O secretário-geral da NATO disse hoje acreditar que, caso Suécia e Finlândia decidam candidatar-se à Aliança Atlântica, o processo de adesão pode ser “bastante rápido”, dado os dois países já estarem há muitos anos próximos da organização.

Eventual adesão de Finlândia e Suécia à NATO pode ser muito rápida - Stoltenberg

“Não há outros países que estejam mais próximos da NATO, que tenham trabalhado tão de perto connosco durante tantos anos, em termos de interoperabilidade e exercícios militares, além de que sabemos que cumprem os nossos requisitos ao nível do controlo político democrático civil das instituições de segurança e das forças armadas. Essa é a razão pela qual acredito que um eventual processo de adesão para estes países pode ser bastante rápido”, disse Jens Stoltenberg. O secretário-geral, que falava à chegada ao quartel-general da NATO, em Bruxelas, para uma reunião de dois dias dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança — que contará também com a participação de Finlândia e Suécia, como tem ocorrido -, sublinhou por várias vezes que “cabe à Finlândia e à Suécia decidirem se querem candidatar-se a ser membros ou não”.

Para ler depois
Como nasceu e se desenvolveu a Organização do Tratado do Atlântico Norte – NATO – um dos pilares da estratégia de defesa do Ocidente durante a Guerra Fria (… continue a ler aqui)

“Caso decidam candidatar-se, a minha expectativa é que todos os aliados os acolham. E, tendo em conta que Suécia e Finlândia são os nossos mais próximos parceiros […], sabemos que podem facilmente aderir a esta Aliança se decidirem candidatar-se”, reforçou. Questionado sobre as garantias de segurança que podem ser dadas aos dois países no período intermédio entre uma eventual candidatura e o encerramento do processo — durante o qual poderiam estar particularmente vulneráveis a represálias da Rússia -, Jens Stoltenberg disse estar “certo de que é possível encontrar formas de dar resposta a preocupações que possam ter” relativamente a esse período até à “ratificação final”.

“Penso que não ajuda eu estar a especular na praça pública sobre como podemos ao certo fazer isso, até porque antes de mais é preciso saber se querem aderir. Mas estou confiante de que se decidirem fazê-lo, sentar-nos-emos e seremos capazes de encontrar uma forma de lidar com essa questão. Mas, repito, cabe à Suécia e Finlândia decidirem”, disse. Suécia e Finlândia já foram alvo de ameaças de Moscovo no quadro dos debates em curso sobre a possível adesão à NATO, relançados com a invasão da Ucrânia pela Rússia, após Kremlin ter exigido que Kiev renunciasse à pretensão de aderir à Aliança.

Imagens em direto da Guerra na Ucrânia

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.480 civis, incluindo 165 crianças, e feriu 2.195, entre os quais 266 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior. A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

Impala Instagram


RELACIONADOS