Catalunha: Extrema-esquerda regional quer a «desobediência civil massiva»

O partido separatista de extrema-esquerda catalão CUP apelou hoje à «desobediência civil massiva», na sequência da decisão do Governo espanhol, tomada no sábado, de intervir diretamente na Catalunha para restaurar a legalidade constitucional na região.

Catalunha: Extrema-esquerda regional quer a «desobediência civil massiva»

O partido separatista de extrema-esquerda catalão CUP apelou hoje à “desobediência civil massiva”, na sequência da decisão do Governo espanhol, tomada no sábado, de intervir diretamente na Catalunha para restaurar a legalidade constitucional na região.

A Candidatura de Unidade Popular (CUP), que tem apenas 10 dos 135 deputados do parlamento regional, mas é essencial para a manutenção da maioria separatista, considera a intervenção de Madrid “a maior agressão contra os direitos civis, individuais e coletivos do povo catalão desde a ditadura franquista”.

Em comunicado, este movimento antissistema sublinha que se está a entrar numa “semana crucial para o futuro da Catalunha” e acusa “o Governo de Rajoy, com o apoio do Cidadãos, do PSOE e do Borbón (rei Felipe VI), de eliminar o autogoverno e de intervir nas principais instituições, entre elas o parlamento” regional.

O Governo espanhol propôs no sábado a destituição do presidente da Catalunha e todos os membros do seu executivo, a limitação das competências do parlamento regional e a marcação de eleições num prazo de seis meses.

As medidas que se enquadram no chamado artigo 155.º da Constituição espanhola para repor a legalidade na Catalunha têm ainda de ser aprovadas pelo senado (câmara alta) na próxima sexta-feira, 27 de outubro.

O chefe do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, assegurou no sábado, em Barcelona, que os catalães vão resistir “de forma pacífica” ao “ataque à democracia” que Madrid está a fazer, tendo pedido ao parlamento regional para celebrar uma reunião para decidir sobre “a intenção de liquidar” o governo catalão, o que deverá acontecer na quinta-feira.

Leia mais notícias em destaque

EXCLUSIVO: Autor do vídeo da A17 arrependido por captar imagens dos incêndios
Jovem enfermeira morre de forma trágica na lua de mel
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Homem com sintomas de gripe sai do hospital sem pernas e uma mão
Sexo. O que eles (e elas) compram às escondidas

Impala Instagram


RELACIONADOS