Moçambique vacinou mais de 860 mil crianças em fevereiro

Mais de 860 mil crianças moçambicanas foram vacinadas em fevereiro contra várias doenças, no âmbito de um plano de recuperação da imunização, disse hoje, em Maputo, o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

Moçambique vacinou mais de 860 mil crianças em fevereiro

Do número de crianças vacinadas em fevereiro, 251.517 receberam a dose de imunização pela primeira vez, acrescentou o governante, que falava durante a cerimónia de entrega de 70 viaturas e 669 motorizadas às direções provinciais de saúde, no quadro do Plano Alargado de Vacinação (PAV).

“O plano prevê a realização de três rondas de vacinação acelerada ao nível da comunidade e das unidades sanitárias”, afirmou Armindo Tiago.

O ministro da Saúde declarou que as várias emergências sanitárias, incluindo a covid-19, contribuíram para a acumulação de um número elevado de crianças não vacinadas ou “subimunizadas”, apesar da atenção que se tem dado à vacinação.

“Reconhecendo este problema, o país desenvolveu e está a implementar o plano de recuperação destas crianças”, frisou Armindo Tiago.

A ação prevê ainda o reforço das várias componentes do PAV, incluindo meios de transporte, para fazer chegar vacinas às comunidades que vivem distante das unidades sanitárias.

Para não deixar ninguém para trás, prosseguiu, o Governo, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Aliança Global das Vacinas (GAVI), adquiriu 70 viaturas e 669 novas motorizadas para alocar às unidades sanitárias, num investimento de cerca de 4,2 milhões de dólares (3,8 milhões de euros).

 

PMA // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS