Mattel lança a primeira Barbie com aparelho auditivo e Ken com vitiligo

Pela primeira vez, a Barbie usa um aparelho auditivo e o Ken apresenta-se com a condição de pele vitiligo. Os novos bonecos da Mattel fazem parte dos esforços da marca para a diversidade e inclusão.

Já lá vai o tempo em que a Barbie era loira, de olhos azuis e magra. Desde 2019 que a Mattel está a tentar ser mais inclusiva e mais abrangente no que toca à representatividade. A marca que produz o famoso brinquedo dá mais um passo no caminho da diversidade e lança a primeira Barbie com aparelho auditivo.

Esta Barbie faz parte da linha Fashionista 2022, que também inclui um Ken com vitiligo. O objetivo é “refletir a diversidade que as crianças veem no mundo”, assumiu a vice-presidente executiva da Mattel, Lisa McKnight, explicando que as crianças também devem ser encorajadas a brincar com bonecas que não se assemelham a elas para as ajudar a “compreender e celebrar a importância da inclusão”.

A Mattel convidou a atriz britânica Rose Ayling-Ellis para se aliar à marca e apresentar a nova Barbie. “É muito importante que as crianças possam ver-se representadas nos brinquedos com os quais brincam. Quando eu era pequena, desenhava aparelhos auditivos nas minhas bonecas para que elas fossem parecidas comigo. Estou muito feliz que a Mattel esteja a lançar mais bonecas que incentivam as crianças a celebrar e abraçar as suas diferenças!”, afirmou a atriz, que nasceu surda e que é conhecida por interpretar o papel de Frankie Lewis, na série EastEnders.

Para a criação desta Barbie, a empresa recorreu à Dra. Jen Richardson, uma médica líder em audiologia educacional, para ajudar a reproduzir os dispositivos retroauriculares para a boneca. Richardson disse que a Barbie de rabo-de-cavalo com aparelho auditivo cor-de-rosa pode inspirar aqueles que sofreram perda de audição. “Estou deveras emocionada por os meus jovens doentes poderem ver e brincar com uma boneca que se parece com eles”, disse em comunicado.

Fotos: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS