Marcelo pede aos portugueses sensatez na Páscoa

Marcelo Rebelo de Sousa fala ao país sobre um “desconfinamento sensato e bem sucedido” e acrescentou que “testagem, rastreio e vacinação” é o “desafio imediato” até à Páscoa.

Marcelo pede aos portugueses sensatez na Páscoa

Marcelo diz que esta testagem é,“um esforço enorme”, mas “essencial para garantir a confiança e reforçar a segurança”.

O Presidente da República abordou ainda o tema da vacina AstraZeneca, ressalvando que “nas últimas semanas duas questões preocuparam os portugueses e muitos europeus”. A primeira questão foi o atraso no fornecimento de vacinas, que obrigou a reajustamentos do calendário traçado no final de 2020, que espera ser ultrapassado em em abril e culmine na imunização de 70% da população em setembro, e a segunda questão foi “mais perturbadora” com vários Estados a terem “decisões individuais” de “suspender o recurso a determinada vacina”.

Marcelo pede sensatez na Páscoa

Marcelo diz que a “Páscoa é um momento de encontro familiar intenso”, e recorda que as “confissões religiosas” que celebram a Páscoa sabem-no e “têm sido exemplares na proteção da vida e da saúde”. O Presidente diz que se vivem “tempos de esperança”, que quer que seja um “tempo definitivo, sem mais confinamentos no futuro”

O discurso durou cerca de sete minutos e deu-se num tom de alerta e precaução.

LEIA AGORA
Regulador europeu deve aprovar vacina da AstraZeneca esta semana e avalia a russa
AstraZeneca esconde vacinas em armazém em Roma
Operação policial em Roma encontra 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, mais do que as que a União Europeia já recebeu. Destas, 16 milhões de doses teriam o Reino Unido como destino. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS