AstraZeneca esconde vacinas em armazém em Roma

Operação policial em Roma encontra 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, mais do que as que a União Europeia já recebeu. Destas, 16 milhões de doses teriam o Reino Unido como destino.

AstraZeneca esconde vacinas em armazém em Roma

A Polícia italiana encontrou 29 milhões de doses da vacina da AstraZeneca num armazém em Roma. O alerta veio da própria Comissão Europeia. O jornal italiano La Stampa noticiava nesta quarta-feira que as autoridades europeias suspeitam de que a farmacêutica anglo-sueca tentava exportar as doses para o Reino Unido.

A AstraZeneca alega que não reportara o armazenamento porque 16 milhões das doses seriam para a União Europeia e que 13 milhões seriam para países carenciados, facto que dispensa a obrigatoriedade de controlo. As vacinas encontradas estavam armazenadas nas instalações da empresa Catalent, contratada para o efeito.

As 29 milhões de doses superam em muito as 17 milhões já entregues à União, depois de a AstraZeneca se ter comprometido a distribuir 90 milhões neste primeiro trimestre de 2021.

União recebeu até agora “zero vacinas do Reino Unido”

O episódio intensifica a guerra entre Reino Unido e UE, que já exportou 10 milhões de doses deste laboratório para o Reino Unido e que, até ao momento, recebeu “zero do Reino Unido”, diz Valdis Bombrovskis, comissário europeu.

A Comissão Europeia reforça por isso, como ontem anunciado, os mecanismos de controlo da exportação de vacinas, passando a bloquear a saída sempre que o destino for um país com nível superior de vacinação ao da UE.

Boris Johnson reagiu com avisos. O primeiro-ministro britânico considera que “bloqueios arbitrários” afastariam investimentos na União Europeia. As partes garantem entretanto em comunicado conjunto estarem a “trabalhar em medidas específicas” para a expansão “do fornecimento de vacinas para todos”.

LEIA AGORA
pai de Valentina, Valentina, autópsia
Márcia confirma que Valentina foi vítima de abusos sexuais
Madrasta de Valentina confirma em tribunal que a enteada foi vítima de abusos sexuais por parte de um homem a quem a criança chama “padrinho”. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS