IOTA – Tudo o que precisa saber sobre a criptomoeda que está a abalar o mundo financeiro

A IOTA é uma moeda digital como qualquer outra criptomoeda, o que significa que existe apenas no mundo digital. No entanto, funciona tal e qual uma moeda física, como o dólar ou o euro.

IOTA - Tudo o que precisa saber sobre a criptomoeda que está a abalar o mundo financeiro

Numa altura em que as criptomoedas parecem estar prestes a conquistar o mundo, aumentando a sua influência e importância em vários sectores, como o mercado informático mas também o financeiro, têm surgido várias novas moedas digitais que procuram o seu lugar ao sol. É o mercado a funcionar em pleno, com a oferta a acompanhar proporcionalmente o aumento da procura e a levar a novos fenómenos quase todas as semanas, como a recente tendência em comprar IOTA, tendo em conta as potencialidades desta nova moeda digital.

É que a IOTA é a nova criptomoeda que está a abalar o sistema e promete ser o futuro do sector. Não só ganhou popularidade e atenção, como teve mesmo uma valorização de 800 por cento em apenas um mês. Um recorde absoluto que atinge valores máximos que nem sequer a Bitcoin, a principal estrela da companhia, conseguiu quando surgiu em 2009.

Mas o que é que a IOTA tem de diferente? Numa só palavra, podemos dizer que tudo. No entanto, são muitas as questões que se levantam quando procuramos responder a essa só pergunta. É que o funcionamento é diferente, incluindo os seus intuitos ou a sua cotação. Para responder a estas e a todas as demais questões, preparámos um guia introdutório com tudo o que necessita saber sobre esta moeda digital que está a abalar o mundo financeiro.

O QUE É?

A IOTA é uma moeda digital como qualquer outra criptomoeda, o que significa que existe apenas no mundo digital. No entanto, funciona tal e qual uma moeda física, como o dólar ou o euro. No entanto, o que difere a IOTA das restantes criptomoedas é que esta não utiliza a tecnologia blockchain, recorrendo antes a um novo sistema intitulado Tangle.

O blockchain é um complicado sistema de servidores, que garante a total segurança e privacidade das operações financeiras com criptomoedas. É graças a essa tecnologia que as moedas digitais são totalmente anónimas, ao mesmo tempo que garante a credibilidade e segurança de todas e qualquer transação financeira, através de uma intrincada rede de servidores.

Em alternativa, o Tangle é um conjunto de grafo matemáticos, que armazenam as informações relativas a cada transação efetuada com IOTA, funcionando de forma semelhante à blockchain. Contudo, não necessita que haja usuários exteriores ao sistema a minerar as transações, já que é o próprio sistema que trata disso. Com isso, são várias as vantagens do Tangle, garantindo uma menor latência e, consequentemente, aumentando a velocidade das transações, ao mesmo tempo que tem uma maior eficiência energética e, claro, uma maior sustentabilidade ambiental.

PARA QUE SERVE?

Estas são duas vantagens enormes que colocam imediatamente o IOTA à frente de todas as restantes criptomoedas que funcionam através da tecnologia blockchain. No entanto, esta é, pelo menos de momento, utilizada apelas para a Internet das Coisas, para a qual foi criada em 2015.

Assim, podemos dizer que a IOTA é real para micro-transacções, já que o facto de não cobrar taxas torna mais eficiente e fácil enviar pequenas quantias para outras pessoas, mas não só. Graças à sua tecnologia de criptografia, o Tangle torna-se também numa tecnologia muito boa para a transferência de dados sensíveis e importantes. É, por exemplo, uma tecnologia extremamente eficiente para sistemas de votação, já que garante a total segurança e privacidade do ato eleitoral.

Além disso, graças ao aumento do valor de mercado do IOTA, este tem-se tornado num importante ativo para o investimento financeiro. E essa é uma tendência que promete continuar a aumentar. As criptomoedas são cada vez mais procuradas por empresários e investidores de todo o mundo que, graças à volatilidade galopante da sua cotação, encontram nas moedas digitais o instrumento ideal para maximizar as suas poupanças num curto período de tempo. É óbvio que também existem riscos associados, porque nada disto é uma ciência exata, e daí que é fundamental adotar uma postura sensata, responsável e inteligente, de forma a mitigar os riscos e a aumentar as chances de sucesso. É no equilíbrio entre as perdas e os ganhos que está o segredo do sucesso de qualquer investidor.

Impala Instagram


RELACIONADOS