Instagram introduz novas formas de verificação de idade

A partir de hoje, a Meta começa a testar em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a idade.

Instagram introduz novas formas de verificação de idade

Instagram introduz novas formas de verificação de idade

A partir de hoje, a Meta começa a testar em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a idade.

A partir de hoje, a Meta começa a testar em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a idade. Se um menor de idade tentar editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, será exigido que verifique a idade usando uma destas três opções: documento de identificação; gravar um vídeo em formato selfie; ou pedir a amigos em comum que verifiquem a idade. A Meta está a testar estas possibilidades para garantir que adolescentes e adultos tenham uma experiência adequada à sua faixa etária. A parceria com a Yoti, empresa especializada em verificação de idade online, ajuda a garantir a privacidade dos utilizadores.

Em 2019, a Meta começou a pedir aos utilizadores que indicassem a idade. Desde então, identificar a idade é um requisito para estar no Instagram, e é o que permite proporcionar experiências adequadas a diferentes faixas etárias, nomeadamente aos adolescentes.

O Instagram exige que os utilizadores tenham pelo menos 13 anos para inscrever-se no Instagram. Em alguns países, a idade mínima é maior. Quando alguém é identificado como adolescente (13 a 17 anos), são fornecidas experiências apropriadas à idade, por padrão a conta é privada, evitando-se contactos indesejados de adultos desconhecidos, e limitando-se as opções dos anunciantes para alcançar este público.

Testar novas maneiras de verificar a idade

Além de solicitar um documento de identificação, a Meta está a testar duas novas maneiras de verificar a idade:

1. Vídeo

É possível selecionar um vídeo em formato selfie para verificar a idade. Se escolher esta opção, verá instruções no ecrã para saber como fazer. Quando enviar o vídeo, o Instagram partilha a imagem com a Yoti. Esta é a única relação da Meta com este vídeo. A tecnologia da Yoti estima a idade com base em características faciais. Em seguida, a Meta e a Yoti eliminam a imagem. A tecnologia não reconhece identidades, apenas idades.

2. Confirmação de amigos

Esta opção permite que peça aos seguidores mútuos que confirmem quantos anos tem. A pessoa responsável pela confirmação deve ter pelo menos 18 anos de idade, e não pode estar envolvida na confirmação de idade de mais ninguém no momento, e tem de cumprir com outras medidas de segurança em vigor. As três pessoas que forem selecionadas para confirmar a idade receberão uma solicitação e têm que responder dentro de três dias.

Para verificar idade, também há a possibilidade de apresentar um documento de identificação como a carta de condução ou o cartão de cidadão. O Instagram usa o documento apenas para confirmar a idade e ajudar a manter a comunidade segura. O documento de identificação será armazenado com segurança nos servidores e eliminado em 30 dias.

Parceria com a Yoti

A Yoti é uma empresa oferece opções de verificação da idade, garantindo a privacidade dos utilizadores. A Yoti é verificada pelo Age Check Certification Scheme e é o principal fornecedor de verificação de idade para vários setores em todo o mundo, incluindo redes sociais, jogos e e-commerce. Organizações especializadas e governamentais focadas em juventude e privacidade, incluindo o regulador alemão KJM, apoiaram publicamente a Yoti, devido à sua abordagem e experiência em inteligência artificial responsável.

A Yoti treina o conjunto de dados em imagens anónimas de diversas pessoas de todo o mundo, as quais, de forma transparente, deram permissão de uso de dados à Yoti e podem solicitar a exclusão desses dados a qualquer momento. Para menores de 13 anos, a Yoti recolheu dados usando exercícios específicos de recolha de dados em que os pais, mães ou responsáveis deram consentimento explícito.

“Provar a idade online é um desafio complexo em toda a indústria. Estamos muito satisfeitos em continuar o nosso trabalho com a Meta para criar experiências apropriadas à idade e permitir que as pessoas prosperem e estejam seguras online”, sublinha Julie Dawson, Chief Policy and Regulatory Officer da Yoti. “A nossa estimativa de idade facial é uma solução que preserva a privacidade. Foi construída para dar a todos uma maneira segura de provar a idade sem partilhar o nome ou um documento. A tecnologia permite que menores acedam a conteúdos apropriados para a idade, ao mesmo tempo que protege a privacidade dos utilizadores. O anúncio de hoje é mais um passo na direção certa para criar ambientes online mais seguros”.

“Queremos que todos experimentem o Instagram de uma maneira apropriada para a idade, o que significa que precisamos de saber quantos anos os nossos utilizadores têm – e isso é um grande desafio”, reflete Tara Hopkins, Instagram Public Policy Director. “É por isso que o anúncio de hoje é um passo tão importante e estamos particularmente entusiasmados em trabalhar com a Yoti, que está a liderar o caminho na construção de tecnologia eficaz para verificar a idade, com a privacidade em primeiro lugar. Este trabalho complementa os nossos esforços contínuos para melhorar a tecnologia de deteção de idade e desenvolver novas maneiras de oferecer aos adolescentes a experiência mais segura e significativa possível no Instagram”.

Impala Instagram


RELACIONADOS