Filmes “Oppenheimer” e “Pobres Criaturas” os mais nomeados para os britânicos BAFTA

O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, é o mais nomeado para os prémios britânicos de cinema BAFTA, com 13 nomeações, seguido de “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, que conta com a participação da fadista Carminho, revelou a organização.

Filmes

A longa-metragem sobre o físico norte-americano J. Robert Oppenheimer, um dos criadores da bomba atómica, está nomeada, por exemplo, para o BAFTA de melhor filme, realização, ator principal (Cillian Murphy), atriz e ator secundários (Emily Blunt e Robert Downey Jr.).

“Pobres Criaturas” soma 11 nomeações, mas se Yorgos Lanthimos ficou de fora do BAFTA de melhor realização, a atriz Emma Stone está indicada na representação e como coprodutora, e o filme figura nas categorias de argumento adaptado, fotografia, guarda-roupa ou banda sonora, assinada por Jerskin Fendrix e que inclui um fado interpretado por Carminho.

Tanto “Oppenheimer” como “Pobres Criaturas” somam já vários prémios, nomeadamente Globos de Ouro, atribuídos no passado dia 08 em Hollywood, Estados Unidos.

Na próxima semana são anunciados os nomeados para os Óscares e é praticamente certo que ambos estarão perfilados entre os candidatos.

Ainda nos britânicos BAFTA, empatados com sete nomeações cada, surgem nomeados a produção francesa “Anatomia de uma queda”, da realizadora Justine Triet, e os filmes norte-americanos “Os excluídos”, de Alexander Payne, e “Maestro”, de Bradley Cooper.

A 77.ª edição dos BAFTA está marcada para 18 de fevereiro em Londres.

SS // TDI

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS