Guarda prisional de Sintra agride e ameaça matar mulher

A vítima apresentou queixa na GNR depois de ameaçada de morte. Guarda prisional de Sintra agrediu a mulher durante 24 anos e foi detido.

Guarda prisional de Sintra agride e ameaça matar mulher

Durante todo o casamento de 24 anos, a vítima sofreu episódios constantes de violência doméstica física e psicológica. O ex-marido, guarda prisional de 44 anos em Sintra, «espancava, injuriava e ameaçava» a mulher, de quem tem três filhos, dois deles menores. A separação deu-se há «cerca de um ano», mas o terror continuou, chegando mesmo «a piorar», de acordo com o testemunho da vítima.

LEIA DEPOIS
Idoso detido no Seixal por ameaçar vizinhos com arma ilegal

Guarda prisional perseguiu e ameaçou matar ex-mulher

A mulher, hoje com 40 anos, passou, depois da separação, a ser perseguida. Nos dias que antecederam a queixa às autoridades, terá sido «ameaçada de morte». Terá sido este episódio, aliás, que a levou a apresentar finalmente queixa na GNR, na quinta-feira, 6 de agosto. O agressor, que empunhava uma arma no momento da ameaça, foi detido junto à prisão de Sintra e, por decisão de um juiz, enviado para prisão preventiva.

Detido dois dias depois da queixa

A alegada arma de fogo com que ameaçara a mulher de morte foi encontrada no interior do carro. A pistola foi apreendida pelos militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas da GNR de Lisboa no momento da detenção, no sábado, 8 de agosto, dois dias após a queixa. A vítima diz-se «aterrorizada» pelas «ameaças de morte» e pela «perseguição constante» que o ex-marido lhe movia, «controlando-lhe todos os movimentos», inclusive «nas redes sociais».

LEIA TAMBÉM
Traficante foge de bicicleta, tem acidente e é apanhado pela GNR

Estrangulada e agredida à bofetada

A mulher testemunhou ainda à GNR a forma como foi tratada ao longo dos 24 anos de casamento. Foi agredida por diversas vezes «à bofetada» e «alvo de tentativas de estrangulamento». Quebrou finalmente o silêncio e pediu socorro à GNR depois de o homem – enviado para Évora onde fica em prisão preventiva – a abordar «com a arma de fogo pessoal», ameaçando-a de morte para «forçá-la a reatar a relação».

Imagem ilustrativa

LEIA AGORA
Casal de idosos de Rio Maior detido por abusar de sobrinha menor

Impala Instagram


RELACIONADOS