Europa deve preparar-se para segunda vaga da covid-19: «A questão é quando»

O alerta é feito por Andrea Ammon, diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, salientando que é uma realidade para a qual os países se devem preparar.

Europa deve preparar-se para segunda vaga da covid-19: «A questão é quando»

Dias depois de ter dito que, «aparentemente, a vaga inicial de transmissão [da civid-19] já passou o seu pico», Andrea Ammon, diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, ECDC, sigla em inglês, alerta quea Europa se deve preparar para uma segunda vaga do surto.  «A questão é quando e qual a dimensão», disse a responsável por regular e controlar as epidemias dos vários países da UE em declarações ao The Guardian.

LEIA DEPOIS
Alerta | Carros mal estacionados nas praias vão ser rebocados

A especialista alemã refere que analisando «as características do vírus e observando o que agora se verifica nos diferentes países em termos de imunidade populacional, o vírus está à nossa volta, circulando muito mais do que em janeiro e fevereiro». Andrea Ammon afirma que não quer «traçar um cenário apocalíptico», mas frisa que é importante ser realista. « Ainda não é tempo de relaxar».

«Não podemos baixar as nossas guardas»

No início de maio, numa videoconferência com a comissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu, a diretora do ECDC referiu que a luta contra a covid-19 é uma maratona, não um sprint. «Provavelmente já terão ouvido isto, o que não quer dizer que não seja verdade. As expetativas das pessoas relativamente à situação da pandemia e da duração dos efeitos que continuará a ter nas suas vidas no futuro previsível tem de ser gerida. Isto não vai acabar em breve, e as pessoas devem preparar-se mentalmente para tal. No mesmo sentido, não podemos baixar as nossas guardas durante o levantamento progressivo das medidas restritivas», argumentou.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira, 21 de maio
Condutor que fugiu do acidente que matou menino de sete anos tem cadastro

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS