Empresa chinesa que vendeu testes defeituosos a Espanha não tem licença para exportar

O produtor chinês carece da documentação adicional que as alfândegas chinesas passaram a exigir.

Empresa chinesa que vendeu testes defeituosos a Espanha não tem licença para exportar

A empresa chinesa Shenzhen Bioeasy Biotechnology, que vendeu a Espanha testes defeituosos de deteção rápida para a covid-19 e prometeu substituí-los com nova entrega, disse hoje não ter obtido licença para exportar, segundo a agência espanhola EFE.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira

Empresas chinesas que exportam equipamento médico têm que fornecer evidências

O produtor chinês carece da documentação adicional que as alfândegas chinesas passaram a exigir, a partir desta semana, para a exportação de equipamento médico, depois de relatos em diferentes países de produtos defeituosos importados da China.

As empresas chinesas que exportam equipamento médico têm agora que fornecer evidências de que os produtos são licenciados pelas autoridades chinesas e atendem aos padrões de qualidade dos países de destino.

Fontes da Bioeasy revelaram à agência de notícias espanhola que não possuem ainda o certificado necessário, que é emitido pela Administração Nacional de Produtos Médicos da China, e que não sabem quando ou se o podem obter.

O governo espanhol comprou 640.000 testes rápidos à firma chinesa através de um fornecedor espanhol. Os primeiros 58.000 testes chegaram a Espanha na semana passada.

O ministro da Saúde de Espanha, Salvador Illa, disse na sexta-feira passada que as primeiras unidades de teste não passaram no “controlo de qualidade”, depois de vários laboratórios de microbiologia em grandes hospitais terem apurado que o produto era defeituoso.

“O fabricante chinês garantiu que vai repor os teste e que os substituirá por um novo modelo”, disse então o Governo espanhol, em comunicado.

A empresa não estava incluída, segundo Pequim, numa lista de fornecedores autorizados entregues pela China ao Governo espanhol, embora Madrid tenha indicado que a compra foi iniciada antes de receber a referida lista.

Os testes produzidos pela empresa chinesa tinham, no entanto, aprovação pelas autoridades europeias para vender para o mercado comum.

Na Holanda, mais de 600.000 máscaras de proteção respiratória importadas da China foram também devolvidas quando as autoridades locais determinaram que não eram adequadas para uso por profissionais de saúde.

Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post, apenas 21 das 102 empresas chinesas do setor com aprovação para exportar para a União Europeia possuem licença para vender na China.

Fontes do setor citadas pelo jornal afirmam que a nova medida terá um impacto negativo nas empresas que estavam a acumular produtos para exportar para os países mais afetados pela pandemia, uma vez que a obtenção das licenças necessárias geralmente leva entre um e três anos.

LEIA MAIS
Marco Horácio sobre ida para a TVI: «Tinha de dar outro rumo à minha vida»

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS