Wall Street fecha em alta puxada pelo setor tecnológico

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta puxada pelo setor tecnológico, depois de um dia mitigado em que a Boeing arrastou o Dow Jones Industrial Average depois de um novo incidente no seu modelo 737 MAX.

Wall Street fecha em alta puxada pelo setor tecnológico

Depois de ter evoluído com perdas ao longo do dia, o índice seletivo Dow Jones acabou em alta de 0,60% e o alargado S&P500 com ganhos de 1,41%. Já o Nasdaq, onde estão concentrados os valores tecnológicos avançou 2,20%.

O S&P500 está perto do seu máximo histórico, estabelecido há dois anos, e o Nasdaq viveu o seu melhor dia das últimas oito semanas.

A Boeing arrastou o Dow Jones nas suas primeiras transações, depois de um dos seus aparelhos ter sofrido problemas durante um voo sobre o Estado do Oregon. A construtora aeronáutica fechou a perder oito por cento e a Spirit AeroSystems, que produz a fuselagem e outras partes do aparelho, caiu 11,1%.

Com exceção também das petrolíferas, que perderam com o aviso saudita de o crude poder vir a enfrentar uma procura fraca, o resto de Wall Street subiu, a aproveitar o alívio dos rendimentos dos títulos da dívida federal.

As principais tecnológicas lideraram a progressão. Já tinham sido a principal razão da valorização bolsista no ano passado, quando a excitação com a inteligência artificial (IA) disparou. Assim, hoje, a Nvidia progrediu 6,4%, depois de anunciar vários produtos relacionados com a IA, a Apple progrediu 2,4%. Para levarem o Nasdaq para terrenos bem acima dos outros índices emblemáticos contaram ainda com a colaboração de Microsoft, Amazon e Alphabet.

Esta semana vai conhecer, mais para oi final, outra época de divulgação de resultados trimestrais, que vai abrir com, entre outros, Delta Air Lines e JPMorgan Chase.

Mas o foco semanal vai estar na divulgação, na quinta-feira, da informação mais recente sobre o comportamento dos preços na economia dos EUA.

A expectativa é que o crescimento dos preços continue a dar sinais de abrandamento, o pode levar a Reserva Federal a decidir em breve a não só parar de subir a sua taxa de juro de referência como inclusive a cortá-la.

RN // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS