Nobel da Física sugere cozinhar massa com fogão desligado para poupar energia

Cientista calcula que “pelo menos oito minutos de consumo de energia” são economizados com este método.

Nobel da Física sugere cozinhar massa com fogão desligado para poupar energia

O Prémio Nobel da Física de 2021, o italiano Giorgio Parisi, defende que cozinhar massa com o fogão desligado, depois de a água fervida, permite consumir menos energia e, desta forma, economizar perante a atual situação de crise energética. Parisi detalha, numa publicação na rede social Facebook, que assim que a água começa a ferver, pode-se adicionar a massa e esperar dois minutos, desligando depois o gás para continuar a cozinhar. O cientista da Universidade Sapienza, de Roma, calcula que “pelo menos oito minutos de consumo de energia” são economizados com este método.

“O mais importante é manter a tampa, muito calor perde-se por evaporação. Depois de ferver a massa, coloco o gás no mínimo, para que ferva muito pouco sem consumir. Também podem tentar desligá-lo, como sugerido nesta publicação, que não é minha, mas de Alessandro Burisi Vici, e que simplesmente partilhei. Obviamente que assim consome-se menos gás e a massa fica cozinhada igualmente”, refere.

Nobel da Física sugere cozinhar massa com fogão desligado para poupar energia
Giorgio Parisi

Poupança de mais de 13 quilos de emissões CO2 e 69 litros de água

O debate sobre como cozinhar massa sem desperdiçar energia não é novo, pois há alguns meses a associação Unione Italiana Food, que representa os fabricantes de massas, argumentou que manter a tampa na panela durante a fase de fervura acelera o processo de cozedura e poupar “até 6% de energia e emissões de CO2”. A associação explicou que desligar o fogo após dois minutos de fervura, deixando a tampa, economiza energia e emissões de CO2 que podem chegar a 47%. “Com um consumo médio de 23,5 quilos per capita de massas, cada italiano economizaria até 44,6 quilowatts-hora, 13,2 quilos de emissões de CO2 e 69 litros de água num ano”, destacou esta associação.

Foto: Shutterstock & Reprodução YouTube

Impala Instagram


RELACIONADOS