BPI contribuiu com 419 ME para lucros do CaixaBank em 2023

O banco português BPI contribuiu com 419 milhões de euros para os lucros do grupo espanhol CaixaBank em 2023, segundo dados oficiais conhecidos hoje.

BPI contribuiu com 419 ME para lucros do CaixaBank em 2023

O CaixaBank, dono em Portugal do BPI, teve lucros de 4.816 milhões de euros no ano passado, um aumento de 53,9% em relação a 2022.

O contributo do BPI para estes resultados globais do grupo foram 419 milhões de euros, mais 51,6% do que em 2022, disse hoje o presidente executivo (CEO) do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, numa conferência de imprensa em Valência, Espanha.

O BPI apresentará os seus resultados de 2023 na segunda-feira, mas Gonzalo Gortazar adiantou hoje que o banco português teve “de novo um ano muito muito positivo”, com ganhos nas quotas de mercado, sobretudo na área das empresas e do crédito.

Segundo os dados divulgados hoje pelo CaixaBank, o BPI aumentou a sua carteira de crédito em 3,1% no ano passado, quando o grupo, no conjunto, registou uma diminuição de 2%.

O grupo CaixaBank aumentou em 2023 o crédito às empresas (mais 2,2%) e ao consumo (mais 2%), mas os empréstimos para compra de habitação baixaram 5%, “uma queda significativa” que Gonzalo Gortazar explicou hoje com a subida das taxas de juro, que fizeram diminuir o número de novas hipotecas e, em paralelo, incentivaram mais amortizações antecipadas pelos clientes.

O CEO do CaixaBank sublinhou que houve, porém, uma mudança de tendência no último trimestre de 2023, entre setembro e dezembro, quando “a produção” de novas hipotecas pelo grupo aumentou mais de 21%.

“Esperamos levar para 2024 este maior nível de atividade”, afirmou Gonzalo Gortazar, que destacou que a expectativa é que as taxas de juro baixem significativamente, mantendo a curva de descida já iniciada.

A estimativa apresentada pelo CaixaBank hoje é de que as taxas juro Euribor, associadas aos créditos à habitação, fechem este ano nos 2,5%.

Em relação ao crédito à habitação em Portugal, e em concreto no caso do BPI, Gonzalo Gortazar destacou que o peso dos empréstimos com taxas variáveis é maior no mercado nacional do que em Espanha e que, por isso, a descida dos juros deverá, à partida, desincentivar as amortizações antecipadas, sem entrar em mais detalhes.

Os responsáveis do CaixaBank destacaram hoje que o BPI teve em 2023 uma taxa de morosidade nos créditos (atrasos e incumprimentos no pagamentos de prestações pelos clientes) de 1,7%, um valor baixo e inclusivamente inferior ao do conjunto do grupo CaixaBank (2,7%).

Outros índices do BPI destacados hoje na conferência de imprensa em Valência foram a melhoria da eficiência (para 38,8%) e um reforço de capital acima dos 14%.

As previsões do CaixaBank é que a economia portuguesa cresça 1,8% em 2024 e a espanhola 1,4%, ou seja, menos do que em 2023.

No entanto, o banco estima uma inflação menor (2,4% em Portugal e 3,6% em Espanha), “o que em definitivo incrementará a atividade económica, tanto das famílias como das empresas”, segundo as palavras do presidente do grupo CaixaBank, Jose Ignacio Gorigolzarri.

O grupo CaixaBank terminou 2023 com 20,1 milhões de clientes e uma rede de cerca de 4.200 balcões em Espanha e Portugal.

MP // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS