Candidatura a 750 ME de fundos europeus para alta velocidade entregue na 3.ª feira – IP

A candidatura aos fundos europeus para a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, no valor de 750 milhões de euros, vai ser entregue na terça-feira, disse hoje o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal.

Candidatura a 750 ME de fundos europeus para alta velocidade entregue na 3.ª feira - IP

Numa conferência sobre o comboio de alta velocidade, em Lisboa, Carlos Fernandes adiantou que a candidatura a 750 milhões de euros de fundos europeus vai ser entregue “esta semana, até ao final do dia de amanhã [terça-feira]”.

Em novembro, na última audição no parlamento do então ministro das Infraestruturas, João Galamba, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para este ano, o governante tinha dito que se Portugal não se candidatasse em janeiro, corria o risco de perder o acesso àquele valor.

Na conferência de hoje, promovida pela sociedade de advogados SRS, em Lisboa, o vice-presidente da IP detalhou que, além daquele montante, está também em cima da mesa o financiamento de 3.000 milhões de euros pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), para uma primeira fase do projeto, e ainda fundos públicos na ordem dos 400 milhões, provenientes do Orçamento do Estado.

O concurso para o primeiro troço da linha de alta velocidade, entre Porto e Oiã (Aveiro), foi lançado no início do ano e as empresas têm até 13 de junho para apresentar as suas candidaturas.

A ideia é que a concessão tenha início dentro de um ano e meio, um prazo que a IP acredita ser possível cumprir.

MPE // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS