DGS deixa alerta para clínicas de diálise: É importante que separem doentes covid

Graça Freitas salientou que estes doentes são de risco e os casos graves, ou em que a sintomatologia o justifique, são reencaminhados para os hospitais.

DGS deixa alerta para clínicas de diálise: É importante que separem doentes covid

Na conferência de imprensa diária, a ministra da Sáude foi questionada sobre o facto de uma clínica de diálise se manter aberta depois de diagnosticados casos de Covid-19. Graça Freitas começou por salientar que estes doentes são de risco e os casos graves, ou em que a sintomatologia o justifique, são reencaminhados para os hospitais.

«As clínicas têm indicações e procedimentos bem definidos para terem um circuito para doentes Covid e um circuito para doentes não-Covid. É importante que se separem aqueles que têm a doença, dos que não têm. Os casos graves estão internados nos nossos hospitais”, afirmou a ministra da Saúde. E acrescentou: «Essa clínica deve estar a seguir as normas da DGS».

LEIA DEPOIS
Covid-19: Marcelo quer permitir comemoração do Dia do Trabalhador embora com limites

Sobre o decreto de Marcelo Rebelo de Sousa que refere que as restrições ao direito de circulação deverão permitir a Comemoração do Dia do Trabalhador, o secretário de estado da Saúde afirma que o documento «vai ao encontro das diferentes medidas» que tem sido tomadas pela DGS. «Isto é um surto global, com grande dinamismo, e temos tomado medidas de acordo com a proporcionalidade do surto».

Também Graça Freitas frisou que a OMS já publicou os seis princípios básicos que devem ser levados em conta para o levamento das restrições pelos diferentes países. «Portugal tem um grupo de cientistas que avalia qual será a altura ideal  para aliviar as medidas, quando será feito e quais os critérios a adotar. Temos de ver os padrões que melhor se adaptam ao nosso país».

Profissionais infetados

Portugal tem 2131 profissionais de saúde infetados com a Covid-19. «Um profissional de saúde que fique isolado por 14 dias, devido ao contacto próximo de um caso, não precisa de fazer teste, porque terá de fazer a quarentena, quer o teste desse positivo ou negativo», esclareceu Graça Freitas, frisando que devem fazer autovigilância.

Nas últimas 24 horas morreram, em Portugal, mais 30 pessoas vítimas da Covid-19, fazendo agora um total de óbitos de 629, desde o início da pandemia. Foram também registados mais 750 novos casos de infeção relativamente a quarta-feira, elevando para 18841 o número total de casos. De acordo com o Relatório da Direção Geral da Saúde, o número de casos recuperados é de 493.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
ASAE recebeu cerca de 4.500 denúncias, a maioria por preços especulativos
Covid-19. Adriana despediu-se do pai através de chamada telefónica

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS