Covid-19: Portugal registou em 24 horas mais 24 mortes e 4.209 infetados

Direção-Geral da Saúde revela no Boletim Epidemiológico de hoje o número mais recente de casos relativos à pandemia de covid-19 no nosso país.

Covid-19: Portugal registou em 24 horas mais 24 mortes e 4.209 infetados

O boletim epidemiológico da covid-19 apresentado nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, pela Direção-Geral da Saúde revela que nas últimas 24 horas houve mais 4.209 pessoas infetadas em Portugal (passando o número de infeções desde o início da pandemia para 3.262.618). O números de mortos ontem registado em face do vírus SARS-CoV-2 relatado pela DGS é de 24 (elevando o total de óbitos para 21.063).

LEIA DEPOIS
Novos surtos de gripe das aves surgem na Europa já atingiram Portugal

Pico da 5.ª vaga da pandemia ultrapassado

pico da quinta vaga da pandemia foi atingido no dia 28 de janeiro e Portugal já está numa fase decrescente da onda pandémica relacionada com a Ómicron, de acordo com perito da DGS. De acordo com o relatório do grupo de acompanhamento da pandemia, Portugal registava nesta semana uma “redução acentuada do perigo pandémico”, o que levava os especialistas a recomendarem que as medidas fossem reduzidas de forma quase total“.

Dois anos de pandemia

Decorridos dois anos desde que o novo coronavírus se alastrou por todo o mundo e deixou vários países em confinamento, estamos agora numa fase em que o número de casos é exponencial. Portugal tem batido sucessivamente recordes de infeções, mas o número de casos graves, internamentos e mortes não tem correspondência com o de infetados, sugerindo que a Ómicron – variante que atinge larga maioria da população infetada no País – e a vacinação em massa contribuíram de forma aparentemente decisiva para que o panorama atual seja bem menos preocupante do que aquele que o enfrentávamos há precisamente um ano, altura em que se se registavam mais de 300 mortes diárias. Independentemente de o avanço científico estar a contribuir para atenuar o risco de doença grave, Marta Temido, ministra da Saúde, não duvida de que dificilmente voltaremos à “normalidade tal e qual a vivíamos“.

Impala Instagram


RELACIONADOS