Covid-19: Novas medidas ditam fim de confinamento de contactos de risco

O Governo anuncia novo alívio nas medidas de combate à pandemia da covid-19. Acaba isolamento de contactos e recomendação de teletrabalho

Covid-19: Novas medidas ditam fim de confinamento de contactos de risco

Um dia depois de representantes políticos e especialistas se terem reunido na sede do Infarmed, em Lisboa, para avaliarem a evolução da covid-19 em Portugal, que já é um “vírus endémico”, o Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira para aprovarem novas medidas no combate à pandemia da covid-19.

As medidas que se mantêm para controlar a pandemia, segundo o Conselho de Ministros:

– Exigência teste negativo, salvo certificado de terceira dose ou recuperação para visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde

– Uso da máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente. Segundo a ministra, a manutenção da máscara acontece por ainda haver um número elevado de novos infetados e de mortes por covid-19.

O Conselho de Ministros determinou o fim:

– Confinamento de contactos de risco

– Recomendação de teletrabalho

– Limites de lotação em estabelecimentos comerciais

– Exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras

– Exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas

As medidas aprovadas hoje “seguirão ainda hoje para Belém” para serem promulgadas pelo Presidente da República nos próximos dias.

Mariana Vieira da Silva remeteu para a Direção-Geral da Saúde (DGS) a atualização das normas quanto ao fim do isolamento de pessoas infetadas assintomáticas.

Em relação ao fim da divulgação de um boletim diário, a ministra disse que “evoluiremos para uma atualização de dados” diferente, mas que essa não é – “como nunca foi” – uma decisão do Conselho de Ministros.

A entrada na última fase de “desconfinamento” pode acontecer daqui a cinco semanas, de acordo com as previsões dos peritos, disse Mariana Vieira da Silva. O indicador que determina a entrada na última fase, de término das restrições, é o de 20 mortes por covid-19 a 14 dias por 100 mil habitantes.

Impala Instagram


RELACIONADOS