Ativista climática Greta Thunberg detida durante manifestação em Haia

A ativista climática sueca Greta Thunberg foi detida hoje em Haia, quando participava numa manifestação organizada pelo grupo ambientalista Extinction Rebellion contra os subsídios aos combustíveis fósseis.

Ativista climática Greta Thunberg detida durante manifestação em Haia

Greta Thunberg foi levada para um autocarro usado pela polícia para retirar os manifestantes detidos no local de um protesto contra os subsídios e incentivos fiscais a empresas ligadas às indústrias fósseis.

A ativista juntou-se hoje a várias centenas de manifestantes, que partiram do centro de Haia em direção a um campo perto da autoestrada A12, que liga Haia a Utrecht, e que tem sido palco de diversas ações organizadas pelo grupo Extinction Rebellion (XR).

Hoje de manhã, dezenas de agentes da polícia bloquearam o acesso dos manifestantes à autoestrada, alertando que “poderia ser usada a violência” caso os ativistas tentassem chegar à A12.

Alguns manifestantes, incluindo Greta Thunberg, encontraram um acesso alternativo e conseguiram bloquear uma estrada principal perto da autoestrada.

“É importante manifestarmo-nos hoje porque vivemos num estado de emergência planetária”, disse a ativista climática, citada pela agência AFP, antes de ser detida.

Em fevereiro, Thunberg, de 21 anos, foi absolvida por um tribunal de Londres depois de se recusar a seguir uma ordem policial para abandonar um protesto que bloqueava a entrada de uma importante conferência da indústria do petróleo e do gás.

Foi também multada várias vezes na Suécia e no Reino Unido por desobediência civil relacionada com protestos.

PC // SF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS