Coronavírus: OMS declara emergência de saúde pública internacional

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declara emergência de saúde pública internacional devido ao coronavírus,

Coronavírus: OMS declara emergência de saúde pública internacional

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, esta quinta-feira, declarar emergência de saúde pública internacional devido ao coronavírus.  “Declaramos que temos uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional em relação ao novo coronavírus. Não tem a ver com o que está a acontecer na China, mas pelo que está a acontecer noutros países, por causa do potencial para se espalhar”, disse a OMS. Declarar uma emergência global por questões de saúde pública pode contribuir para mais sinergia entre os vários países no combate à epidemia, mas também coloca os países no epicentro dos surtos sob ainda mais escrutínio.

LEIA DEPOIS
Mãe de Diogo Carmona: “Jamais abandonei ou desprezei o meu filho”

China já regista mais de 7 mil pessoas atingidas pela doença

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da organização, declarou  que o novo coronavírus com origem na cidade chinesa de Wuhan é um caso de “emergência de saúde pública internacional”. “A principal razão para esta declaração não é pelo que está a acontecer na China, mas pelo que está a acontecer noutros países. A nossa maior preocupação é o potencial que o vírus tem de se propagar por países com sistemas de saúde frágeis e que não está preparados para lidar com isso”, referiu o diretor-geral da OMS.

A China já regista mais de 7 mil pessoas atingidas pela doença e há pacientes identificados em 18 países. Já morreram 171 pessoas.

Em atualização

LEIA MAIS
Homem usa capacete durante voo para se proteger do coronavírus
Coronavírus no cruzeiro. Testes preliminares voltam negativos

Impala Instagram


RELACIONADOS